Cinco municípios de MS celebram 59 anos de emancipação nesta sexta
Anaurilândia, Ivinhema, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes comemoram data
Cinco municípios de Mato Grosso do Sul comemoram nesta sexta-feira (11) 59 anos de emancipação. Anaurilândia, Ivinhema, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes somam, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 100 mil habitantes. Os municípios ficam na região sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Anaurilândia - O nome da cidade é uma homenagem a Anaurelíssia Gonzáles, que era a esposa de Ciriaco Gonzáles, e veio para a região na década de 1910. As principais atividades naquele momento eram a extração da erva-mate e a pecuária. Antes da emancipação, a cidade pertencia a Bataguassu. Antes de ter esse nome, foi chamada de Vila Água Amarela. Segundo o IBGE, a cidade tem estimativa de 9 mil habitantes.
A cidade tem previsto no calendário oficial de eventos da Prefeitura a ‘Festa do Peão de Anaurilândia’. A festa começa nesta quinta e vai até domingo no Parque de Exposições Maurício Thomazini. A entrada é franca.
Ivinhema - O município foi desmembrado do município de Dourados por lei do dia 11 de novembro de 1963. Atualmente o município conta com pouco mais de 23 mil habitantes. Os movimentos na região começaram com a companhia da Someco (Sociedade de Melhoramentos e Colonização) em 1957. Quatro anos mais tarde, chegaram os primeiros trabalhadores para a construção da companhia de Reynaldo Massi.
Ivinhema terá a 2ª Festa do Peão de Ivinhema para o aniversário de 59 anos na Praça de Eventos da cidade. A comemoração vai até sábado e a entrada é de graça todos os dias.
Jateí - Também na região da Grande Dourados, Jateí conta com uma população estimada em pouco mais de 4 mil pessoas. O povoamento que deu origem à cidade se iniciou em 1954 com a chegada de colonos. No entanto, a consumação ocorreu quando esses primeiros habitantes cruzaram o Rio Dourados.
O nome Jateí é uma variante de como uma abelha silvestre é conhecida, a abelha jataí. A lenda sobre o nome é que o povoado era composto por agricultores que cortavam árvores para o sustento. Num dado dia, alguns homens do povoado foram cortar lenha em uma mata que sabidamente tinha abelhas. Ao chegar em casa, o filho de um dos homens perguntou, 'pai, cadê o machado do Senhor?' e ele espontaneamente respondeu, 'esqueci lá no Jateí'. Assim, diz a lenda, deu-se o surgimento do nome de Jateí.
A Prefeitura de Jateí tem previsto no calendário oficial de eventos a ‘Santa missa de aniversário de Jateí’. Ela será na Igreja Matriz da cidade às 8h.
Naviraí - A “Cidade Ouro do Cone Sul” tem seu surgimento ligado ao trabalho das madeireiras da região. O nome é de origem indígena e significa 'pequeno rio impregnado de arbustos roxos'. Com a chegada e o aumento do comércio, as madeireiras e serralherias foram perdendo espaço, e com o posterior crescimento da indústria na cidade e região, logo o município tinha como mais fortes características o comércio e a indústria, recuando a comercialização de madeiras.
Naviraí terá a 28ª Exponavi que termina no dia 13 de novembro. As principais atrações são os shows sertanejos de Munhoz & Mariano no dia 11, as duplas Breno Reis & Marco Viola e Cleber & Cauan no dia 12 e Diego & Arnaldo no dia 13. Shows serão no Parque de Exposições Tatsuo Suekane e tem entrada franca, à exceção de sábado. Nesse dia, a entrada é um 1kg de alimento não perecível.
Pedro Gomes - Diferente das outras, a cidade fica no extremo norte de Mato Grosso do Sul. A população estimada pelo IBGE é de 7,5 mil. A história tem os primeiros registros no ano de 1838 com a chegada dos primeiros imigrantes na região. O primeiro nome da região foi Amarra-Cabelo, isso por conta de um córrego onde as pessoas se arrumavam. O território antes do desmembramento pertencia a Coxim.