ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Com 11 mil habitantes, Batayporã completa 59 anos neste sábado

Localizada no sudeste de Mato Grosso do Sul, o município tem cerca de 11 mil habitantes

Gabriel de Matos | 12/11/2022 07:42
Vista aérea do município de Batayporã, na região sudeste de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Prefeitura de Barayporã)
Vista aérea do município de Batayporã, na região sudeste de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Prefeitura de Barayporã)

O município de Batayporã completa 59 anos neste sábado (12). Elevada à categoria de município em 1963, já pertenceu ao território de Bataguassu e Nova Andradina. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tem estimativa de pouco mais de 11 mil habitantes.

O calendário oficial de eventos da Prefeitura de Batayporã tem o show de pagode do Pixote a partir das 21h deste sábado. No domingo (13), será a vez da banda gospel Preto no Branco às 20h. Ambos shows serão ao lado do Paço Municipal, na Rua Luiz Antônio da Silva. No local, haverá praça de alimentação e miniparque infantil.

Batayporã é fruto de um projeto de colonização do tcheco Jan Antonin Bata. Ele idealizou mais de oitenta cidades em todo o mundo. A implementação do projeto deu início ao povoamento do território que viria a ser o município a partir da década de 1950. Isso foi quando chegaram os primeiros compradores de lotes de terras da Fazenda Samambaia.

Em 11 de novembro de 1953, uma lei estadual criou oficialmente o Distrito de Batayporã, subordinado a Bataguassu. Cinco anos mais tarde, o distrito ficou subordinado a Nova Andradina. Em 1963, Batayporã foi emancipada.

Atualmente, as principais atividades econômicas bataiporãenses são dos setores secundário e terciário. Comércio, Serviços e Indústrias representam 72% do PIB (Produto Interno Bruto) local. O setor agropecuário representa 28% da economia local.

Nos siga no Google Notícias