Corumbá confirma três casos de leishmaniose em 2013
Com três casos de leishmaniose confirmados em Corumbá neste ano, a Secretaria de Saúde da Prefeitura afirma que a situação é preocupante. Em 2012, foram registrados seis casos da doença, sendo que cinco foram curados e um ainda está em tratamento.
O primeiro caso foi diagnosticado em um menino de 13 anos, que mora no bairro Maria Leite, e ele já está em tratamento. A doença também foi diagnosticada garota de aproximadamente 14 anos, que mora na região do Assentamento São Gabriel. O caso recentemente diagnosticado é de leishmaniose visceral.
Segundo a médica veterinária Viviane Ametlla, que responde pela Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura, todos os casos foram diagnosticados a tempo e isso deve facilitar no tratamento, que tem duração de 70 dias. “Nós identificamos a doença e o tratamento começou de imediato”, completa.
Ainda de acordo com ela, os números são preocupantes, já que os casos de 2013 são a metade de 2012. “Mas equipes já estão nos bairros para combater a infestação da doença. A primeira recomendação é que assim que aparecer os sintomas, que são febre, emagrecimento e aumento do baço, o médico deverá ser procurado imediatamente”, explicou Viviane.
A médica veterinária orienta a população a limpar os terrenos, já que a sujeira e umidade atraem o transmissor da doença aos humanos. A leishmaniose é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos flebotomídeos, que são pequenos, coberto de pêlos e de coloração clara. (Com informações do jornal Capital do Pantanal)