Criança de 9 anos com dengue sai do CTI e se recupera aos poucos
A menina de 9 anos, transferida de Três Lagoas para Campo Grande, na sexta-feira (10), com dengue hemorrágica, deverá sair do CTI (Centro de Tratamento e Intensivo) do Hospital Universitário, na tarde de hoje (14).
Segundo a mãe da garota, a auxiliar de pesquisas Janete de Oliveira, o sangramento cessou e a criança se recupera aos poucos. Ela não sente mais as dores fortes na barriga de quando começou a passar mal na segunda-feira (6), com febre alta e outros sintomas que indicavam o contágio da dengue.
A menina começou a vomitar sangue na quarta-feira, então foi internada no Hospital Auxiliadora de Três Lagoas e, no dia seguinte, os médicos resolveram fazer a transferência para a Capital. A criança precisou até de transfusão de plaquetas, elemento sanguíneo responsável pela coagulação. “Ela já está recuperando as plaquetas e acredito que na quinta-feira (16) vamos poder voltar para casa”, comentou a mãe, que está hospedada na casa de uma irmã aqui em Campo Grande.
Casos – Desde o início do ano, duas pessoas morreram vítimas da dengue, a primeira em Corumbá e a outra em Paranhos. O número de notificações de pacientes com sintomas da doença aumentou 190%, no primeiro trimestre desse ano, em relação ao mesmo período do ano passado, em Mato Grosso do Sul, segundo o coordenador do Controle de Vetores do Estado, Gilmar Cipriano Ribeiro. No total são 17 municípios do Estado em situação preocupante por conta dos casos de dengue.