ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 34º

Interior

Cutia albina é maior atração de parque e já viralizou em redes sociais

Ela já está acostumada com o movimento de pessoas, raramente foge

Por Kamila Alcântara | 02/12/2024 17:40

Uma cutia albina é o xodó dos frequentadores do Parque Ecológico de São Gabriel do Oeste, a 137 km de Campo Grande. Inclusive, ela foi tema de um vídeo sobre biologia e viralizou no TikTok, com mais de 45 mil visualizações.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma cutia albina, xodó dos frequentadores de um parque ecológico em São Gabriel do Oeste (MS), viralizou nas redes sociais após aparecer em um vídeo sobre animais albinos. A cutia, que já superou um tumor e teve filhotes de coloração diferente, preocupa moradores devido à interação próxima com visitantes, especialmente crianças. Especialistas alertam sobre os riscos da aproximação de humanos a animais silvestres, ressaltando a raridade da cutia albina adulta em seu habitat natural.

Pelo Direto das Ruas, a moradora Leidy Alves, de 38 anos, conta que sempre vê o animal passeando pelo parque e até monitora seu comportamento. “Um tempo atrás ela foi diagnosticada com tumor na perna, foi recolhida pelos veterinários da prefeitura para tratamento e logo voltou. Agora teve dois filhotinhos e, o mais engraçado, é que não nasceram da cor dela”, compartilha.

Por ser muito mansa, Leidy tem medo das pessoas exagerarem no contato com a cutia. “O parque é frequentado por pessoas de todas as idades. Meu único receio é a aproximação de crianças, que tentam pegar ela no colo e isso pode ser prejudicial à saúde dela”, disse.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) recomenda que humanos não se aproximem ou toquem em animais silvestres, pois podem estar infectados por doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos ou vice-versa. Além disso, os animais podem se sentir ameaçados e reagir de maneira agressiva.

No TikTok - O perfil do biólogo Sérgio Rangel, durante uma série de vídeos sobre animais albinos, mostrou um registro da cutia de São Gabriel do Oeste. Com 45 mil visualizações, ele destacou que testemunhar um animal com “ausência de cor” já é raro, mas um roedor na fase adulto é ainda mais.

“Cutia é presa de uma série de animais, ela conseguir chegar na fase adulta com esse colorido se destacando no meio ambiente, é uma raridade. Talvez por ser parque, uma ambiente controlado, não tenha quem pegue a linda e rara cutia albina”, destacou.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias