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Direto das Ruas

Sorveteria estima prejuízo de R$ 50 mil por falta de energia

Em contrapartida, a Energisa garante que o reestabelecimento da luz demorou 5h55 para ser realizado

Por Clara Farias | 02/12/2024 10:39

Transformador queimado, no Bairro Guanandi, causou falta de energia na região e deixou prejuízo de mais de R$ 50 mil, segundo dona de sorveteria. Ela diz que a eletricidade no estabelecimento ficou funcionando a meia fase por mais de 19 horas, o que fez com que os sorvetes derretessem. Em contrapartida, a Energisa garante que o reestabelecimento da luz foi realizado 5h55, ainda no domingo (1º).

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Um transformador queimado no Bairro Guanandi causou uma falta de energia que resultou em um prejuízo superior a R$ 50 mil para a proprietária de uma sorveteria. O incidente ocorreu no domingo, quando a eletricidade oscilou por mais de doze horas, levando os sorvetes a derreterem. A empresária, Sabrina Souza Sampaio Cunha, relatou que o problema começou com um estouro alto e que, apesar de vários chamados à concessionária de energia, a situação só foi normalizada na manhã seguinte. O estabelecimento, que ficou funcionando em "meia fase", teve sua energia reestabelecida por volta das 10h40 da segunda-feira, mas os danos já estavam feitos.

Segundo relatado pela proprietária do estabelecimento, na manhã desta segunda-feira (2), a energia foi reestabelecida por completo na loja. No vídeo gravado por um dos funcionários da loja Dale Sorvetes, localizada na Avenida Manoel da Costa Lima, é possível ver um dos sorvetes derretidos. Em outro registro, a funcionária segura o picolé e afirma "esse virou água". Conforme a empresária, Sabrina Souza Sampaio Cunha, de 41 anos, no momento em que o transformador "explodiu" não estava ventando ou chovendo.

Ela conta que era por volta das 16h desse domingo (1°), quando funcionários e clientes escutaram um estouro. "Imediatamente ficamos sem energia, e ela começou a oscilar. Parte da loja ficou desligada completamente e outra ficou na meia fase, ia e voltava. Nós até tiramos os freezers da tomada para não correr o risco de queimar o equipamento", afirmou.

Segundo Sabrina, foram abertos diversos chamados na concessionária de energia e até às 20h, ninguém havia aparecido. "Por volta das 22h, tivemos a informação de que um técnico estava no local, mas ele não teve acesso à parte interna. Ficamos com a loja funcionando apenas em meia fase até agora pouco, o que não é suficiente para gelar alguns freezeres, pois a maioria fica do lado que estava sem energia", contou ela enquanto ainda estava sem energia.

Conforme Sabrina estabelecimento teve a energia reestabelecida por volta das 10h40 da manhã de hoje. Porém a concessionária Energisa informou que o problema foi solucionado às 21h55 de domingo (1). "O motivo da queda de energia foi um curto-circuito no transformador, ocasionado por uma ave na rede".

Ainda é explicado pela Energisa que o ressarcimento "segue os trâmites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O cliente pode entrar em contato através dos canais de atendimento Gisa, Agência de Atendimento, Call Center (0800 722 7272) tendo em mãos a data e horário da ocorrência, unidade consumidora, marca e modelo do aparelho danificado e relato dos problemas apresentados".

(*) Matéria alterada às 15h05 para acréscimo de informações 

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