Descobertas na matemática em MS trazem 600 pesquisadores a Congresso Nacional
Em sua 42ª edição, o evento é o principal acontecimento de matemática aplicada do ano
Entre os dias 18 e 22 deste mês, a cidade de Bonito, distante 297 km de Campo Grande, recebe cerca de 600 pesquisadores junto ao Congresso Nacional de Matemática Computacional (CNMac).
Em sua 42ª edição, o Congresso contará com estudiosos e pesquisadores do Paraguai, Colômbia, Honduras e outros países da América Latina. Organizado pela SBmac (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional), o evento é o principal acontecimento de matemática aplicada do ano e um dos principais no calendário de ciência e tecnologia de todo o país.
Realizado no Centro de Convenções de Bonito, o evento seria realizado em 2020, entretanto, foi adiado para este ano por conta da pandemia de covid-19. Nos anos anteriores, o Congresso aconteceu de forma remota e híbrida.
“O evento tem como grande área a matemática ou as aplicações da matemática. A decisão em trazer o Congresso para Mato Grosso do Sul aconteceu sobretudo por conta das pesquisas do setor já desenvolvidas no Estado”, destacou o presidente da SBMac, Pablo Martin Rodriguez.
De acordo com o diretor, além de uma candidatura prévia, Mato Grosso do Sul chama atenção por um grupo de pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que já desenvolve pesquisas relevantes na área.
“A SBMac é a mais antiga organização de matemática aplicada da América Latina, de todo o modo, as pesquisas em desenvolvimento em todo o Brasil são há muito tempo referência dentro da comunidade científica”, destacou Rodriguez, também professor da Universidade Federal do Pernambuco.
Argentino com mais de duas décadas de Brasil, segue no cargo até o fim deste ano, após isso, atuará como conselheiro. “Com toda certeza será um grande evento, pelo número de pesquisadores já confirmados, esperamos muita coisa nova e grande produtividade ao longo de uma semana de evento”, finalizou.
Evento - Realizado desde 1978, o evento serve para divulgar trabalhos em andamento, resultados, e ficar a par da produção científica em desenvolvimento nas principais instituições de ensino do Brasil. A primeira edição do Congresso ocorreu em Belo Horizonte.
Ao longo de toda a semana, serão desenvolvidos minicursos, simpósios, conferências, sessões técnicas de comunicações, além de iniciação científica, exposições e mesas redondas. Também serão premiados trabalhos de Iniciação Científica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.