ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Desfile dos 200 anos da Independência leva 40 mil à Marcelino Pires

Segundo a organização, público presente no desfile é recorde após dois anos sem ato cívico

Helio de Freitas, de Dourados | 07/09/2022 11:03
Desfile da Independência na Marcelino Pires, hoje de manhã (Foto: Sidnei Bronka/Ligado na Notícia)
Desfile da Independência na Marcelino Pires, hoje de manhã (Foto: Sidnei Bronka/Ligado na Notícia)

Pelo menos 40 mil pessoas, segundo a organização, foram nesta quarta-feira ao Centro de Dourados (a 251 km de Campo Grande) para acompanhar o desfile em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. A estimativa da Guarda Municipal indica recorde de público, já que a média de anos anteriores foi de 25 mil pessoas.

O desfile na Avenida Marcelino Pires voltou a ser organizado após dois anos sem comemoração em decorrência da pandemia de covid-19. Quem foi até o centro da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul após o início do ato não conseguiu vaga para deixar o carro. Os estacionamentos estavam lotados até a Rua Cuiabá.

Além da decoração com faixas em verde e amarelo feita na avenida e do palco ocupado pelas autoridades, a prefeitura instalou banheiros químicos nas ruas transversais da Praça Antônio João. O prefeito Alan Guedes (PP) acompanhou todo o desfile.

Pelo menos quatro mil pessoas representando 55 entidades civis e militares passaram pela Marcelino Pires – da Rua Firmino Vieira de Matos até a Avenida Hayel Bon Faker.

Aberto pelo Exército, o desfile foi marcado por vaias no momento em que o “Grito dos Excluídos” - manifestação reunindo sindicatos e movimentos sociais - passava pela avenida. Entre o público, algumas pessoas gritavam "mito, mito", em referência ao presidente Jair Bolsonaro.

Contrariando a tradição de desfiles anteriores, o ato de hoje em Dourados não foi encerrado pelos movimentos sociais e sim pelo protesto de profissionais de enfermagem. Centenas de pessoas carregando faixas contra a decisão do ministro Luis Roberto Barroso, do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que suspendeu o piso nacional da enfermagem.

Protesto da enfermagem fechou desfile em Dourados (Foto: Sidnei Bronka/Ligado na Notícia)
Protesto da enfermagem fechou desfile em Dourados (Foto: Sidnei Bronka/Ligado na Notícia)


Nos siga no Google Notícias