Drive-thru de Dourados dobra número de testes diários para novo coronavírus
Secretaria ainda pretende estender coletas no sistema para todos os dias da semana
O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, anunciou que o drive-thru para exames de novo coronavírus em Dourados - distante 230 quilômetros de Campo Grande - passará a coletar 80 amostras diárias, o dobro do que vinha sendo feito até então.
O sistema implantado no segundo município mais populoso do Estado já realizou 302 testes até agora, segundo boletim da SES. O serviço confirmou 20 dos 93 casos identificados na cidade.
Somadas as ocorrências nos demais municípios da região, a Grande Dourados tem 146 casos confirmados. A propagação da doença se espalhou por trabalhadores de frigorífico da JBS/Seara. A planta emprega indígenas, o que contribuiu para propagação da covid-19 na reserva douradense.
“Vamos ampliar o número de testagens. Há uma demanda crescente no drive-thru de Dourados, tendo em vista os casos que estão avançando”, disse Geraldo Resende, durante transmissão ao vivo, nesta sexta-feira (22).
Por enquanto, as coletas no drive-thru douradense são feitas às segundas, quartas e sextas. A SES costura parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) para implantar a ferramenta todos os dias da semana, adiantou Resende.
Testes rápidos - Ainda de acordo com o secretário estadual, a estrutura dos drive-thrus instalados em Dourados, Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas deve ser usada em estratégia de ampliação das testagens na população do Estado.
A ideia, de acordo com Geraldo Resende, é aproveitar o sistema para aplicação dos testes rápidos a partir da próxima semana.
“Recebemos do ministério da Saúde um quantitativo grande de testes rápidos. Todos os municípios receberam proporcionalmente à sua população. Vamos discutir com municípios para que se amplie e muito a testagem, para nos fornecer os elementos necessários para intervenções pontuais”, destacou o titular da SES.
Segundo painel do ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul recebeu 66.240 testes rápidos para covid-19. O governo do Estado já comprou outras 40 mil unidades.
Coronavírus - Mato Grosso do Sul já soma 805 casos, além de 17 mortes. Segundo a SES, 379 ocorrências suspeitas estão sob análise em laboratório.