ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Em 3 dias, dois tamanduás-mirins são flagrados em ruas de Rio Brilhante

Corpo de Bombeiros fez o resgate de ambos e PMA afirma não ter recebido chamados no município

Por Natália Olliver | 29/10/2024 10:26

Em três dias, moradores da cidade de Rio Brilhante, a 161 quilômetros de Campo Grande, filmaram tamanduás-mirins passando pela ruas da cidade. O registro mais recente é da manhã desta terça-feira (29). A cena foi filmada na Rua Expedicionário Hugo Gonçalves, no Bairro Pró Moradia XI e postada nas redes sociais. Nos comentários, pessoas questionaram se o animal estaria perdido. O mamífero estava sozinho.

Conforme apurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros foi até o local, realizou o resgate e a soltura em área de mata. Essa não é a primeira vez que os residentes avistam um. Nesse sábado (26) os bombeiros resgataram outro da espécie na Vila Maria. Ele estava passeando pela rua Rio Brilhante em frente ao fórum do município.

Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental) não houve chamados para resgate ou informações sobre a situação no município.

Embora o tamanduá-mirim não seja atualmente classificado como ameaçado de extinção pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), e pela Lista Brasileira de Espécies Ameaçadas, a espécie enfrenta diversas ameaças que merecem atenção.

Conforme a bióloga Mariana Catapani, especialista em coexistência entre pessoas e animais silvestres, em certas regiões do país, o tamanduá-mirim é caçado por sua carne, atacado por cães domésticos, e até mesmo capturado para ser vendido como animal de estimação.

“Além disso, a perda, degradação e fragmentação de seu habitat, as queimadas e, principalmente, os atropelamentos em estradas representam sérias ameaças em várias áreas de sua distribuição natural”.

A espécie é conhecida como “brigão” por ficar com braços abertos sob duas patas, como quem diz “estou pronto”. Entretanto, o gesto é um alerta sobre o medo e sobre respeitar o espaço do mamífero, que só assume essa forma quando está acuado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias