Em local proibido, caminhão derruba postes e deixa bairro sem energia
Caso ocorreu no residencial Monte Carlo, região oeste de Dourados
Circulando em local proibido, caminhão-baú deixou pelo menos 500 casas sem energia elétrica, sem telefone e sem internet nesta terça-feira (8) no Residencial Monte Carlo, região oeste de Dourados, a 233 km de Campo Grande.
Moradores relataram ao Campo Grande News que a circulação de caminhões é constante no bairro, mesmo com fiscalização dos agentes de trânsito e placas instaladas pela prefeitura informando que é proibida a passagem de veículos de carga.
Veja o vídeo:
Há sete anos, decreto municipal proíbe a passagem de caminhões e carretas pelo perímetro urbano de Dourados, com exceção dos veículos que precisam fazer carga e descarga. Entretanto, muitos desrespeitam a regra diante da baixa fiscalização.
No Monte Carlo, a situação é ainda pior. O bairro fica entre o anel viário e a Avenida Guaicurus e muitos caminhoneiros aproveitam o local para pegar um atalho. O peso dos caminhões está acabando com o asfalto, pago pelos moradores através do sistema comunitário.
Em nota, a concessionária Energisa informou que a interrupção no fornecimento de energia no Monte Carlo foi ocasionada pelo contato do caminhão com cabos de telefonia. O veículo se enroscou na fiação e derrubou três postes, provocando falha no sistema elétrico.
A concessionária explica que a fiação está dentro da altura padrão de 5,5 metros para baixa tensão e de 5 metros para rede de telefonia. Foram 508 clientes sem energia. “Equipes da concessionária estão no local para executar os reparos”, segundo a Energisa.
A concessionária informou que os postes serão substituídos. “O custo para substituição da estrutura pode variar entre R$ 500 e R$ 5 mil e é de responsabilidade do condutor do veículo”, diz a nota.
Ainda segundo a Energisa, em caso de colisão de veículos em postes da rede de energia elétrica, a empresa orienta a população para não tocar ou se aproximar de cabos rompidos ou caídos ao solo e das partes metálicas dos veículos, para evitar choques elétricos. O telefone para contato nesses casos é o 0800 722 7272 ou direto com o Corpo de Bombeiros pelo 193.