Fátima do Sul abre 1ª etapa do Projeto MS Saúde, com exames pré-operatórios
No início de julho serão realizadas 107 cirurgias oftalmológicas em cinco municípios do Estado
A primeira etapa do "Projeto MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas", inicia neste sábado (24), em Fátima do Sul, a 239 quilômetros de Campo Grande. Nesta fase, os pacientes passarão por avaliação médica para o pré-operatório. O projeto prevê que 107 cirurgias oftalmológicas sejam realizadas na primeira semana de julho, na cidade, para casos de pterígio, membrana transparente que cobre a parte branca do olho e compromete a visão.
O atendimendo vai ocorrer em cinco municípios, incluindo Fátima do Sul. Os pacientes de Ivinhema, Caarapó, Coronel Sapucaia e Iguatemi farão a cirurgia também em Fátima do Sul.
As cirurgias ocorrerão entre 1° e 2 de julho, no Hospital da Sias (Sociedade Integrada de Assistência Social). Para o primeiro ano do projeto, 37 estabelecimentos de saúde de 32 municípios fizeram adesão ao programa de cirurgias eletivas, como oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, geral e ortopedia.
Ao todo, o Programa prevê a realização de 15 mil cirurgias eletivas, 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste ou sedação, tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia. Para o projeto, foram empenhados R$ 45 milhões do Governo do Estado, e R$ 7,9 milhões de recursos federais.