ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Fazenda de Bumlai não se enquadra nas regras para reforma agrária, diz Incra

Local foi alvo de invasão da Frente Camponesa de Luta no fim de semana

Por Aline dos Santos | 22/01/2025 10:29
Fazenda de Bumlai não se enquadra nas regras para reforma agrária, diz Incra
Paulo Roberto da Silva é superintendente do Incra em MS. (Foto: Marcos Maluf).

Alvo de uma invasão relâmpago de sem-terra no último fim de semana, a Fazenda São Marcos, da família Bumlai, em Dourados, não se enquadra nas regras para ser destinada à reforma agrária.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Fazenda São Marco, pertencente à família Bumlai em Dourados, foi alvo de uma invasão por sem-terra, mas não se enquadra nas regras para reforma agrária, segundo o superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul. A propriedade não está na lista de grandes devedores da Receita Federal e é produtiva, além de o proprietário não ter interesse em vender. Após a invasão, que ocorreu no dia 18, a polícia interveio no dia seguinte, resultando na desocupação e na apreensão de diversos objetos, incluindo coquetéis molotov e ferramentas agrícolas.

De acordo com o superintendente do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, a fazenda não está na lista de grandes devedores da Receita Federal (dívida tributária) e não é improdutiva. O instituto consultou o proprietário sobre a possibilidade de vendas, mas o dono não teve interesse na proposta.

Diante da demanda social em frente ao local, com um grande acampamento, o superintendente fez consultas sobre a área.

“Fui ver a possibilidade de assentar as famílias. Essa fazenda não está na lista de grandes devedores, todo ano tem produção e o proprietário não quer vender para o Incra. Não tem nenhuma possibilidade, neste momento, daquela propriedade vir para o Incra. E não vamos fazer expropriação. Fazemos reforma agrária dentro dos parâmetros legais”, diz Paulo.

Fazenda de Bumlai não se enquadra nas regras para reforma agrária, diz Incra
Policiais do Choque acompanham desmonte de acampamento sem-terra em Dourados (Foto: Divulgação/PMMS).

A propriedade pertence a Fernando de Barros Bumlai, filho do pecuarista José Carlos Bumlai. Na área, funcionava a Usina São Fernando, vendida em 2022 por R$ 661 milhões para ser desmontada.

A invasão pela Frente Camponesa de Luta foi no sábado (dia 18). No dia seguinte, domingo, aconteceu a desocupação após intervenção do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Durante a ação policial, foram apreendidos facões, foice, enxada, “miguelitos” (tábuas de madeira com pregos voltados com a ponta para cima), arame farpado, coquetéis molotov prontos (um deles com rojão acoplado), fogos de artifício e gasolina em galões.

A reportagem não conseguiu contato com Fernando Bumlai.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias