Federal apreende 1,5 tonelada de "escama mágica" que aumenta volume da cocaína
Com a carga apreendida, seria possível produção de 4 toneladas de cocaína pronta para consumo
Para dificultar a produção de cocaína nas regiões de fronteira e contra o tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal tem feito constantes ações em Mato Grosso do Sul e, desta vez, apreendeu carga de 1,5 tonelada de ácido bórico. O produto atua como uma "escama mágica", segundo a PF, que agrega valor a cocaína.
A PF agiu em conjunto com Receita Federal e interceptou a carreta com o insumo nesta terça-feira (12), em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. O veículo estava carregado com vários sacos do produto. O motorista não foi encontrado e o caso está em investigação, informou a assessoria.
A PF explicou que o produto é controlado por ser largamente utilizado em duas fases na produção da cocaína: na transformação da pasta base em pó e no posterior batismo para aumento de volume. Em razão da forma de apresentação do ácido bórico, cristais brancos e brilhantes, o produto é conhecido junto ao tráfico de drogas como “mineíta”, “brilho” ou “escama mágica”, agregando valor ao batismo da droga.
Conforme estimativas baseadas na proporção de ácido bórico presente em apreensões de cocaína já realizadas anteriormente é possível afirmar que a quantidade apreendida na carreta resultaria em pelo menos 4 toneladas de cocaína pronta para consumo.