Fronteira do Brasil com a Bolívia é liberada por manifestantes
A manifestação começou na primeira hora de terça-feira e a passagem de pessoas só era permitida a pé.
A fronteira do Brasil com a Bolívia, nas cidades de Corumbá e Puerto Quijarro, foi liberada por manifestantes e o trafego de veículos está normal na tarde desta quarta-feira (10). O bloqueio durou pouco mais de 30h.
De acordo com o jornal Diário Corumbaense, com a fronteira fechada ontem (9) dezenas de caminhões com cargas deixaram de cruzar a fronteira. Por isso, nesta manhã, havia fila para a passagem de veículos pesados e de passeio.
A manifestação começou na primeira hora de terça-feira. O fluxo de veículos foi interrompido e a passagem de pessoas só era permitida a pé.
Conforme apurou o jornal local, os manifestantes queriam pressionar o governo de Evo Morales a revogar artigos da Lei 1.005, o Código Penal do país vizinho, que afetam o setor.
Segundo Angél Saavedra, presidente da Associação de Transporte Pesado de Arroyo Concepción (distrito fronteiriço de Puerto Quijarro), a nova legislação aumenta, por exemplo, as sanções por homicídio culposo durante condução de veículo, além de prever o ressarcimento de danos e outras providências.
Ainda segundo apurou o Diário Corumbaense, em toda a Bolívia os protestos continuam. Bloqueios são realizados nas principais cidades do país e nas fronteiras.