ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Motoristas bolivianos fecham fronteira com MS em protesto contra governo

Além do Brasil, também foram bloqueadas as fronteiras com Peru, Chile e Argentina

Guilherme Henri | 09/01/2018 16:23
Fronteira Brasil/Bolívia amanheceu fechada (Foto: Capital do Pantanal)
Fronteira Brasil/Bolívia amanheceu fechada (Foto: Capital do Pantanal)

A fronteira entre Corumbá e Bolívia está fechada desde às 0h desta terça-feira (9) devido a um protesto de trabalhadores bolivianos do setor de transporte. Veículos estão impedidos de seguir ou sair da cidade de Puerto Quijarro e os manifestantes permitem o acesso apenas de pedestres.

Conforme o jornal Diário Corumbaense, o presidente da Associação de Transporte Pesado de Arroyo Concepción (distrito fronteiriço de Puerto Quijarro), Angél Saavedra, revelou que o objetivo é o de pressionar o Governo de Evo Morales para revogar artigos incluídos na Lei 1005 - Código de Sistema Penal, que preveem a penalização de médicos e funcionários do setor por práticas negligentes e aumenta as sanções por homicídio culposo durante condução de veículo, além de prever o ressarcimento de danos e outras providências.

“Estamos apoiando a medida nacional do setor de transporte, porém não é um problema apenas dos motoristas de transporte pesado, mas de todos os bolivianos para que se revoguem uma lei do código penal”, afirmou.

O bloqueio não tem prazo para terminar, segundo o presidente da associação. O movimento ainda deve ser reforçado com a participação da classe médica e de integrantes dos Comitês Cívicos das cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez.

A ação prejudicou inúmeras pessoas que tiveram as viagens interrompidas. Além do Brasil, também foram bloqueadas as fronteiras com Peru, Chile e Argentina.

Nos siga no Google Notícias