ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Governador reconhece emergência por chuva de granizo em Eldorado

No dia 2 deste mês, temporal causou estragos na cidade e na zona rural do município

Por Helio de Freitas, de Dourados | 13/11/2023 09:05
Telhado destruído pela chuva de granizo do dia 2 em Eldorado (Foto: Rádio Alternativa)
Telhado destruído pela chuva de granizo do dia 2 em Eldorado (Foto: Rádio Alternativa)

Foi publicado nesta segunda-feira (13) o decreto assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) reconhecendo a situação de emergência no município de Eldorado, atingido por chuva de granizo no dia 2 deste mês. Parte da zona rural e da cidade, localizada a 442 km de Campo Grande, sofreu estragos.

No decreto “E” nº 124, de 10 de novembro de 2023, o governador cita que o temporal provocou danos privados em partes das áreas urbana e rural, cujos prejuízos ultrapassaram a capacidade de resposta do município afetado.

A situação de emergência foi decretada pelo prefeito Aguinaldo dos Santos no dia 7. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), após visita “in loco”, emitiu parecer técnico opinando pelo reconhecimento sumário da situação de emergência no município.

O decreto estadual vale por 90 dias em partes das áreas urbana e rural. Riedel autorizou a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Também autoriza a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre, e realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

No artigo 4º, o decreto permite que autoridades administrativas e agentes de defesa civil, em caso de risco iminente, entrem nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; usem de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização, se houver dano.

Com a situação de emergência reconhecida, ficam dispensados de licitação as compras de bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias