ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Governo inicia estudos para concessão do terminal portuário em Porto Murtinho

Projeto busca diversificar modal logístico, atrair investimentos privados e potencializar transporte de cargas

Por Jhefferson Gamarra | 22/11/2023 13:10
Hidrovia em Porto Murtinho que poderá ser privatizada após os estudos (Foto: Divulgação/Governo MS)
Hidrovia em Porto Murtinho que poderá ser privatizada após os estudos (Foto: Divulgação/Governo MS)

Na última terça-feira (21), teve início mais uma etapa para o futuro do transporte de cargas na região de Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande, com o início dos estudos para a concessão do Terminal Portuário. Em uma reunião virtual com o consórcio Tauil e Chequer e Bureau de Engenharia, a equipe técnica do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) do Governo do Estado deu os primeiros passos para viabilizar o empreendimento que promete transformar a logística hidroviária na região.

O projeto visa a concessão de um TUP (Terminal Portuário de Uso Privado), direcionado para instalação, adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação em Porto Murtinho. O funcionamento do terminal está condicionado à obtenção de licença de operação pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para efetuar a navegação no Rio Paraguai, uma vez que a regulação é de competência federal.

Os resultados dos estudos, a cargo do consórcio Tauil e Chequer e Bureau de Engenharia, deverão ser entregues no prazo de 90 dias para análise, revisão e aprovação da equipe técnica do Estado. Após essa fase, terá início o processo licitatório, incluindo fases de interação com a sociedade civil, como consultas e audiências públicas.

"A concessão irá valorizar o ativo estatal e potencializar o transporte de cargas na região. Diversificar o modal logístico estadual, ampliar a infraestrutura hidroviária, atrair mais investimentos privados e projetar o Estado nacionalmente", avaliou a secretária especial do EPE, Eliane Detoni.

A região de Porto Murtinho se destaca pela sua localização privilegiada ao longo da hidrovia Paraguai-Paraná, um dos trechos mais extensos e importantes da navegação interior internacional. Com 3.442 km navegáveis, sendo 1.720 km em terras brasileiras, a hidrovia atravessa cinco países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Mato Grosso do Sul está consolidado no setor sucroenergético, composto por 19 usinas em operação. Além dos biocombustíveis, o Estado tem um elevado transporte de soja e outras cargas diversificadas, como fertilizantes líquidos, grãos, derivados de milho, açúcar e contêineres.

Apesar do potencial, antes da pandemia, o Brasil utilizava apenas 10% da capacidade de transporte da hidrovia Paraguai-Paraná. Um estudo da UFPR (Universidade Federal do Paraná) revelou que otimizar a utilização da hidrovia pode gerar uma redução de 25% nos custos logísticos por rodovias.

O transporte de cargas pela Hidrovia Paraguai-Paraná apresenta um crescimento, com 5,2 milhões de toneladas de mercadorias escoadas, representando um aumento de 60,88%. No segundo trimestre de 2023, foram transportadas 2,8 milhões de toneladas, um avanço de 51,10% em relação a 2022. Esses números refletem o crescimento dos volumes de soja transportados pela hidrovia, segundo boletim da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em setembro de 2023.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias