Inmetro faz aferição e radar de semáforos começa a multar em dezembro
Até o final do ano, os radares instalados nos semáforos de três cruzamentos da Avenida Marcelino Pires, em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, vão começar a multar os condutores que passarem no sinal vermelho e pararem na faixa de pedestre. Os equipamentos começaram a ser aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).
A Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) informou que após a aferição, será feita uma campanha educativa durante um mês para alertar os condutores sobre o funcionamento dos radares. Depois, as infrações serão registradas e os motoristas multados.
Conforme a prefeitura, os aparelhos vão detectar avanço do sinal vermelho, parada em cima da faixa de pedestres e velocidade acima de 50 km por hora. A multa varia de R$ 127,00 a R$ 574,00, sendo considerada de grave a gravíssima, dependendo da velocidade registrada.
O diretor da Agetran, Ahmad Hassan Gebara, informou que dez aparelhos foram instalados na Marcelino Pires com a Presidente Vargas, com a Hayel Bon Faker e com a Rua José de Alencar, ao lado do shopping center.
Segundo ele, os radares foram instalados Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e outros aparelhos semelhantes serão colocados em outros pontos da cidade.
Os radares possuem câmeras de visão ampla e estreita, o que permite o monitoramento completo do cruzamento. A visão estreita permite identificar a placa do veículo e as de visão ampla fazem o monitoramento de todo o local, para analisar com clareza as infrações cometidas.