ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Jacarés pantaneiros fogem do calor em sombra de ponte na BR-262

Segundo pesquisa da Embrapa, animais são termorreguladores e suportam até 37 °C

Por Kamila Alcântara | 19/03/2024 23:54

Um grupo de incontáveis jacarés foi avistado tentando fugir do calor na sombra de uma ponte na BR-262, na tarde de segunda-feira (18). O registro foi feito pela pescadora esportiva e influenciadora Gabriela Brasil, na região de Miranda, a 208 km de Campo Grande.

Gabriela conta que estava retornando de evento em Corumbá, na companhia do namorado, quando viu o grupo de jacarés e ficou impressionada. “Me chamou a atenção a quantidade deles todos juntos e amontoados. É muito legal pois é um animal de topo de cadeia, que já habita o Pantanal há muitos e muitos anos, sendo visto também como um símbolo da região”, compartilha a influenciadora.

Biólogo de formação, o fotógrafo pantaneiro Luiz Felipe Mendes conhece muito bem a região e explica que a população de jacarés costuma ocupar a região para predar os animais que se acumulam nos corixos. "A região de Miranda tem muitos corixos, os açudes onde pequenos peixes ficam e atraem animais que são presas dos jacarés. Esse ecossistema é favorável para a abundância deles", destaca.

Com sol forte, sombra de ponte vira abrigo dos jacarés pantaneiros (Foto: arquivo pessoal/Gabriela Brasil)
Com sol forte, sombra de ponte vira abrigo dos jacarés pantaneiros (Foto: arquivo pessoal/Gabriela Brasil)

Luiz compartilhou a pesquisa mais atualizada da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), publicada em dezembro de 2023, em que 51 jacarés do Pantanal foram monitorados nos períodos de frio e calor, áreas de lagos e rios.

A pesquisa confirma que a temperatura máxima suportada por esses animais, que são termorreguladores, é de 37 °C, sendo necessários abrigos com sombras e com contato com a água para se manterem dentro do que é confortável para eles, que é por volta dos 30 °C. O trabalho é assinado pelos pesquisadores Zilca Campos, Marcos Coutinho e William Magnusson.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias