Juiz manda transferir 16 presos, mas celas de delegacia continuam lotadas
Por ordem judicial, 16 presos foram transferidos no fim da tarde de ontem (18) da 1ª Delegacia de Polícia para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados). A escolta foi feita por policiais militares e guardas municipais. A transferência, em um veículo da Polícia Civil, amenizou a superlotação de duas celas da delegacia, mas o problema continua.
O Campo Grande News mostrou ontem que 41 homens estavam confinados em duas celas, onde existe espaço para oito pessoas. Com a transferência de 16, 25 homens permaneceram na delegacia. No fim da tarde, mais dois presos, encaminhados pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira), deram entrada na 1ª DP.
Na terceira cela da delegacia estão seis mulheres, presas nos últimos dias em Dourados, entre elas a carioca Jonya Lucia Trotte Couto, 52, conhecida como “Mãe Loira”, ligada a traficantes do Rio de Janeiro. Todas as mulheres permanecem na delegacia.
A superlotação na 1ª DP de Dourados é reflexo da greve dos agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul. Com a ampliação do movimento nesta semana, os agentes não estão recebendo novos detentos na PED e os presos provisórios se amontoam celas. A transferência de ontem, como mostra o vídeo abaixo, só ocorreu por ordem judicial.