ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Morador anda de caiaque após temporal se alastrar na região leste

Ruas ficaram alagadas e córregos quase transbordaram causando transtorno em Três Lagoas

Por Gustavo Bonotto | 09/12/2024 20:44

Vídeo de um homem andando de caiaque durante a forte chuva que atingiu Três Lagoas na tarde de hoje (9) viralizou nas redes sociais. Embora o registro seja um pouco curioso, o município, a 327 quilômetros de Campo Grande, sofreu com desastres naturais provocados pelo acúmulo repentino de água.

A reportagem apurou que houve alagamentos na rodovia federal BR-262, além da Avenida Professor João Thomes esquina com a Egídio Thomé. Outro ponto de muita chuva foram os bairros Vila Maria e Jardim Planalto. Até o fechamento deste texto, a meteorologia registrou 88 milímetros de precipitação acumulados desde o início do dia.

A Defesa Civil, através do coordenador João Luiz, emitiu um alerta sobre o risco de desmoronamento na Avenida Rogaciano Garcia Moreira, localizada no Jardim Violetas. A causa do incidente foi possivelmente uma infiltração de água que resultou no afundamento da pista.

O trecho afetado está totalmente interditado e em obras, mas muitos motoristas continuam a ignorar as sinalizações de perigo e tentam passar pela área. As autoridades locais pedem que motoristas e ciclistas evitem transitar pelo local e sigam as rotas alternativas recomendadas.

Morador anda de caiaque após temporal se alastrar na região leste
Trecho da Avenida Rogaciano Garcia Moreira desmoronou. (Foto: Direto das Ruas)

De acordo com a Defesa Civil e o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a forte chuva é comum neste período do ano, caracterizado pelo fim da primavera e a proximidade do início do verão, no dia 22 de dezembro. A combinação de altas temperaturas, elevada umidade diurna, um sistema de baixa pressão atmosférica e uma frente fria que avança pelo sul do país intensificam as chuvas, resultando em condições climáticas propícias para alagamentos e outros problemas relacionados.

Por fim, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve o alerta de chuvas intensas entre a tarde de hoje e a manhã de terça (10). Municípios das regiões sul até o leste do Estado receberam aviso de cor laranja, com grau de perigo, para chuva de até 100 milímetros por dia e rajadas de vento que podem alcançar os 100 km por hora.

Campo Grande e os demais municípios do Estado também em alerta para chuva intensa, mas com grau de risco menor, classificado como “perigo potencial”, em cor amarela. Isso significa que o volume de chuva nestes locais podem ser de até 50 milímetros e os ventos variarem de 40 a 60 km por hora.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias