ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Nove municípios fazem aniversário neste sábado

São eles: Aral Moreira, Sete Quedas, Tacuru, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí, Deodápolis, Bodoquena e Angélica

Clara Farias e Geniffer Valeriano | 13/05/2023 08:50
Região turística do Vale das Águas, no município de Angélica. (Foto: Divulgação)
Região turística do Vale das Águas, no município de Angélica. (Foto: Divulgação)

Nove municípios de Mato Grosso do Sul fazem aniversário de emancipação político-administrativo neste sábado (13). São eles: Aral Moreira, Sete Quedas, Tacuru, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí, Deodápolis, Bodoquena e Angélica.

Angélica - Localizada a 272 km da Capital, está comemorando seu 47° aniversário. Em 2021, a população estimada da cidade era de 11.081 mil habitantes. O município irá comemorar o aniversário com shows e rodeios neste final de semana.

A história da cidade tem seus registros datados na década de 1950, com o processo de colonização do Núcleo Urbano de Angélica, que compreende a região leste que fazia limites com o alto do Rio Ivinhema e a oeste de terras loteadas na Colônia Federal de Dourados. A área compreendida foi conhecida como Gleba Angélica.

De acordo com o artigo "A colonização de Angélica-MS e as trajetórias de vida", de Jéssica Alves Tropaldi, a região começou a ser povoada com a exploração da erva-mate pela Companhia Mate Laranjeira, que trouxe trabalhadores para o município. Os migrantes que fizeram parte da colonização eram, sobretudo, nordestinos, indígenas e paraguaios. Ainda segundo o artigo, a Colonizadora Imobiliária Douradense passou a atuar no local na década de 1950, e a região começou a ser povoada.

Segundo o site da cidade, o nome de "Angélica" foi escolhido porque uma senhora com esse nome era simpática e dava comida e hospedagem para forasteiros que passavam às margens do Rio Ivinhema. O vilarejo ficou conhecido como Porto Angélica e foi alterado para "Angélica" quando alcançou sua emancipação político-administrativa do município de Dourados, em 13 de maio de 1976.

Para garantir a festa de aniversário a dupla Zé Henrique e Gabriel faz show nesta noite, no Rodeio. Finalizando as comemorações, o cantor Lucas Lucco garantirá a festança de amanhã no encerramento do rodeio.

Letreiro do município de Tacuru. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Letreiro do município de Tacuru. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Tacuru - Com o nome provindo do Guarani, Tacuru comemora seu 43° aniversário. Localizado a 427 km da Capital, situado na região sul, a cidade tem sua população estimada em 11.795 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o site do município, há duas teorias para a escolha do nome da cidade, que foi escolhido pelos indígenas que habitavam a região. O significado de Tacuru, em Guarani, é "cupim", a primeira teoria é de que a cidade possuía muitos cupins na época, e a outra seria por causa do Cupim do Boi, devido à cidade ser a "Capital do Boi Gordo".

A cidade tem a história registrada por volta de 1954, com o núcleo habitado por ervateiros paraguaios e indígenas caiuás. Em 1955, surgiu a primeira escola e primeira casa de comércio do povoado. Em pouco tempo depois, 1958, Tacuru passou a ser considerado distrito de Amambai.

Em 1977, com a emancipação do estado de Mato Grosso do Sul, Tacuru passou a integrar o Estado. Em 13 de maio de 1980, o então governador da época, Marcelo Miranda Soares, visitou a cidade e decretou a emancipação do então distrito, elevando à categoria de município.

Para comemorar o aniversário, a dupla Maria Cecília e Rodolfo fará o show na cidade neste sábado (13).

Eldorado - Distante 447 km da Capital, comemora hoje seus 47 anos. O município está localizado às margens do Rio Paraná, no extremo sul do Estado. Sua história começou em 1950, quando Omar Nunes Cardoso e Paulo Buganissi, proprietários de grandes glebas de terras, resolveram criar um novo núcleo urbano, a 20 km de Porto Morumbi.

Para celebrar a data, vai haver um desfile cívico na praça pública da cidade, às 8h da manhã. Já no período da tarde, a partir das 16h, se apresenta o Circuito sul-mato-grossense de Bandas e Fanfarras, na Praça da Igreja Matriz.

Praia da Amizade às margens do Rio Paraná, fica em Itaquiaraí
Praia da Amizade às margens do Rio Paraná, fica em Itaquiaraí

Itaquiraí - Distante 405 km da Capital, comemora seus 43 anos. O povoamento da região foi marcado pela vinda de bandeirantes, sertanistas e monçoeiros que buscavam por ouro e caçavam índios. Posteriormente, território passou a ser ocupado pelos terenas e kaiowás. Atualmente, conta com uma população estimada de 21.376 pessoas.

A região é vasta em plantações de mate-laranjeira, que fomenta a cidade socialmente e economicamente. O município conquistou sua emancipação em 1980 e, em 1989, passou por um processo de Reforma Agrária a partir da luta dos trabalhadores rurais sem terra.

Neste sábado, festa em comemoração ao aniversário da cidade começa a partir das 20h30, com rodeio, e show da dupla sertaneja Rio Negro e Solimões, previsto pra começar às 23h30. Festança acontece no Pavilhão Municipal de Eventos com entrada gratuita.

Aral Moreira - Distante a 397 km da Capital, comemora os 47 anos neste sábado. A cidade tem população estimada de 10 mil habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul, tendo como sede a Vila Caú passando a Município a ex-Vila Fronteira Rica com sede do atual Município de Aral Moreira, local do maior centro populacional. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano o qual foi elevado à categoria de cidade.

Não há calendário oficial de evento previstos pela Prefeitura de Aral Moreira.

Trilha do Rio Perdido em Bodoquena (Foto: Hudson Garcia)
Trilha do Rio Perdido em Bodoquena (Foto: Hudson Garcia)

Bodoquena - Fica a 266 km da Capital e também completa 43 anos. Por um tempo, o município teve um trecho conhecido como trilha dos caminhoneiros da fé, pois a população precisava caminhar 55 km pela trilha que ligava a então colônia com Miranda. O nome foi dado devido à dificuldade que a população tinha para atravessar a mata, morros e pântanos. Em épocas de cheias, não era possível atravessar.

Posteriormente, o povoado recebeu o nome de Vila da Amizade, onde começaram a surgir os pequenos bolichos e botecos. Em Miranda, Bodoquena ficou conhecida como distrito do Campão, antes de sua emancipação. O atual nome do município vem do tupi-guarani e significa “nascente em cima da serra”

Para celebrar o aniversário, a Prefeitura de Bodoquena preparou uma programação que percorreu o dia 6, 12, 13 e deve se encerrar no dia 20. Neste sábado (13), haverá treino de laço comprido às 7h. No período da tarde, às 16h, terá um desfile cívico, enquanto às 20h o Dj Kelison Dias, Bruninho e Davi e Coisa Bamba se apresentam na Avenida 13 de Maio.

No último dia de comemorações, no dia 20, terá o pedal kids para crianças até 14 anos. A largada será às 15h, na feira do produtor. Seguindo a programação, às 21h, a banda On The Road faz show na feira do produtor.

No seguinte, acontece o encerramento das comemorações com o 5° desafio Bodoquena Mountain Bike, às 7h30, apresentação do grupo de dança da Academia da Saúde, às 18h, e show dos Pratas de casa e de Gregório e Grupo Fronteira.

Sete Quedas - Fica a 471 km de Campo Grande e é a cidade considerada mais fria de Mato Grosso do Sul, devido a sua localização, por causa da altitude e posição em relação à recepção de massas polares vindas da Argentina.

Em comemoração aos 43 anos haverá uma missa, às 8h, neste sábado (13). No domingo (14), haverá a abertura do campeonato intervilas às 14h. A programação faz uma pausa, mas nos dias 20 e 21 retorna com velocross.

Mundo Novo também comemora aniversário neste sábado (Foto: Sobrinho News)
Mundo Novo também comemora aniversário neste sábado (Foto: Sobrinho News)

Mundo Novo -  Cidade a 476 km de Campo Grande, começou a se desenvolver a partir da agricultura. Na região, havia muitas onças-pintadas e pardas, porco-do-mato, antas, capivaras, pacas e cobras de muitas espécies.

A cidade começou a ser povoada após a chegada de famílias vindo de São Paulo, por volta de 1955. O município contou com a ajuda do fazendeiro Adjalmo Saldanha, ele era quem vendia os lotes de sua propriedade para aqueles que tinham o desejo de morar na região.

Para comemorar os 47 anos de emancipação, foi montado um parque de diversões na Avenida Salvador. Neste sábado, terá shows das duplas Léo Bueno e Julio Cezar e Aléx e Yvan. Já no domingo, é a vez de Munhoz e Mariano subirem aos palcos. Às 14 horas, será realizada uma oficina de churrasco na Praça Oscar Zandavalli. Não há calendário oficial de eventos previstos pela Prefeitura de Mundo Novo.

Deodápolis - Cidade que fica a 252 km, recebeu o seu nome em homenagem ao senhor Deodato Leonardo da Silva, que foi um dos primeiros pioneiros a reivindicar a criação do município. Por isso o nome da cidade é uma junção de Deodato com polis. Antes de receber seu atual nome, a cidade ainda foi chamada de Vila Novo Horizonte e Vila Bandeirantes. O município é um importante celeiro agrícola e pecuária do Estado.

Colaborou Idaicy Solano e Gabriel de Matos 

Nos siga no Google Notícias