Obra em MS é aprovada pelo Mercosul após 12 anos sem financiamento no Brasil
Financiamento do anel viário que vai ligar Amambai ao Paraguai foi celebrada pelo presidente Lula
Na 65ª Cúpula do Mercosul, realizada nesta sexta-feira (6) em Montevidéu, capital do Uruguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a aprovação de um importante projeto de infraestrutura rodoviária no Mato Grosso do Sul pelo Focem (Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul), que será o primeiro projeto brasileiro aprovado em 12 anos pelo mecanismo, que financiará US$ 5,1 milhões (mais de R$30 milhões) para a construção de um anel viário no município de Amambai, na fronteira com o Paraguai.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na 65ª Cúpula do Mercosul, o presidente Lula anunciou a aprovação de US$ 5,1 milhões do FOCEM para a construção de um anel viário em Amambai (MS), o primeiro projeto brasileiro financiado pelo fundo em 12 anos. Essa obra, que integrará as rodovias MS-386, MS-156 e MS-289, visa melhorar a infraestrutura, reduzir o tráfego urbano, fortalecer a ligação logística com o Paraguai e impulsionar o desenvolvimento regional, integrando-se ao projeto "Rotas da Integração Sul-Americana". O evento também celebrou a retomada da participação brasileira no FOCEM, com sete projetos previstos para o próximo ano.
“Obtivemos este mês a aprovação, pelo Fundo, do financiamento do primeiro projeto brasileiro em 12 anos. O anel viário no município de Amambai, no Mato Grosso do Sul, vai estreitar vínculos com o Paraguai”, disse o presidente, justamente na agenda que sucedeu sua vinda a Campo Grande.
No encontro com os países do grupo (Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia), o presidente reforçou que o projeto “Rotas da Integração Sul-Americana”, lançado pelo Brasil, tem a previsão de investimentos em 190 obras no país e na região. “As rotas têm o papel de interiorizar o desenvolvimento e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e seus vizinhos, ligando o Atlântico ao Pacífico”, explicou Lula.
O contorno viário de Amambai inclui a rodovia MS-386, começando na saída para Ponta Porã, passando pelas conexões com Caarapó e Tacuru, na MS-156, e estendendo-se até a saída para Juti, na MS-289. O projeto terá impacto direto na logística da região, melhorando a mobilidade dos transportes de carga e reduzindo significativamente o fluxo de tráfego no perímetro urbano. Segundo o prefeito de Amambai, Edinaldo Bandeira (PSDB), que também esteve no Uruguai, o projeto será um marco no desenvolvimento local.
“É um grande presente para o município de Amambai, que terá um impacto muito significativo no desenvolvimento da nossa querida cidade. É importante saber que o anel viário já é uma realidade, que isso está garantido”, afirmou.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também celebrou o avanço do projeto e destacou seu papel estratégico. “Depois de 12 anos, o Brasil volta a ter um projeto aprovado pelo Focem. A iniciativa do município de Amambai é a primeira de outras sete previstas para o próximo ano. Viva o Brasil, viva o Mercosul e viva a união dos povos, porque através da união garantiremos dignidade a todos os sul-americanos”, declarou Tebet.
Além do anel viário, outras duas propostas de Mato Grosso do Sul, já aprovadas, estão em vias de conclusão e devem ter os valores garantidos no início de 2025. São elas: programa de desenvolvimento na faixa de fronteira de Ponta Porã, no valor de US$ 7 milhões (R$ 42 milhões) e outro para Corumbá, para o projeto de redução nos níveis de perdas de água, cerca de US$ 9,1 milhões (cerca de R$ 55 milhões). Com os recursos internacionais, soma-se a contrapartida de pelo menos 15% do Governo de Mato Grosso do Sul.
O Focem, criado para reduzir as disparidades regionais no Mercosul, é um mecanismo de financiamento solidário entre os países membros. Além de promover o desenvolvimento social e a competitividade, os recursos financiados buscam ampliar a coesão social e a conectividade logística no bloco.