Pandemia pressiona Saúde e Corumbá já está com 90% dos leitos ocupados
Prefeitura vai habilitar 16 leitos de ambulatório com respiradores, mas secretário estadual diz que situação “é bem preocupante”
Com 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 16 respiradores, e 7 pessoas internadas, Corumbá, a 419 km de Campo Grande, desponta como a região de saúde em Mato Grosso do Sul prestes ao colapso em razão da pandemia de covid-19. Dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgados nesta terça-feira (16) indicam que 90% dos leitos de UTI na cidade já estão ocupados, entre doentes de covid-19, suspeitos e outros quadros clínicos.
Durante a live que apresenta diariamente os números do avanço do novo coronavírus no Estado, o secretário Geraldo Resende disse que a situação “é bem preocupante”. O número é bem acima da ocupação de outras regiões. Hoje, há 2 pessoas em leitos clínicos e 5 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Segundo o boletim divulgado pela SES nesta terça, Três Lagoas tem 43% dos leitos ocupados, Dourados tem 51% e Campo Grande tem 58%. Corumbá tem apenas 20 leitos de UTI e 10 estão estão ocupados com quadros clínicos que não são relacionados ao coronavírus.
A região é a mais frágil em saúde de todo o Estado, conforme levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e IESP (Instituto de Estudos Para Políticas de Saúde). Até o início da pandemia, eram apenas 10 leitos de UTI habilitados, incluindo 3 da rede privada.
Apenas em maio novos 10 leitos foram inaugurados, elevando para o total disponível hoje. Além disso, a cidade que é polo de saúde da região do Pantanal tem apenas 16 respiradores, segundo a secretaria de saúde, 1 a mais do que havia antes da pandemia.
Mortes - Corumbá registrou a segunda morte por covid-19 nesta terça. É o 14º óbito em apenas 1 semana, e a 36ª morte em Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia no Estado. A taxa de letalidade da doença subiu para 1% com média de 2 mortes por dia na última semana.
Faleceu nesta terça em Corumbá um homem boliviano de 59 anos, que não teve o nome divulgado e que havia sido notificado com a doença no dia 5 de junho. O paciente ficou internado durante dez dias no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da Santa Casa, onde respirava com ajuda de ventilação mecânica.
Prefeitura - Corumbá é a sétima cidade com mais casos confirmados de covid-19 em Mato Grosso do Sul: 140. Por meio da assessoria de imprensa, a secretaria de saúde do município disse que está preparando as alas B4 e B7, na Santa Casa, para comportar novos leitos, mas nenhum deles é de UTI. Serão 34 novos leitos ambulatoriais, conforme diz a nota, 18 para casos de menor gravidade e 16 para casos graves, com novos respiradores.
“Essa obra deveria ter ficado pronta na última sexta-feira, dia 12, mas atrasou em função de questões estruturais do prédio, que é bastante antigo. Até esta terça-feira, 16, apenas 3 pacientes estão fazendo uso dos respiradores e outros 5, com quadro clínico estável, utilizando esses leitos de UTI”, diz a nota.
A Prefeitura afirma que entrega as novas alas ocorre em duas semanas. Segundo a nota enviada, a o executivo ainda tenta parceria com a rede Cassems receber os casos menos graves até que a nova ala esteja “em plenas condições de receber os pacientes”.