Pente-fino encontra celulares, facas e bebida em presídio da fronteira
Penitenciária de Pedro Juan Caballero é conhecida por regalias a presos e facilitação de fugas
Armas artesanais, celulares, carregadores e até garrafas de bebida foram apreendidos durante pente-fino na manhã desta quarta-feira (3), na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (a 323 km de Campo Grande).
O presídio é conhecido por escândalos causados por regalias dadas a chefes do tráfico recolhidos no local e por fugas facilitadas por carcereiros. A mais famosa ocorreu em janeiro de 2020, quando 75 bandidos escaparam por um túnel.
No mês passado, após o Ministério Público encontrar o traficante Faustino Román Aguayo Cabañas dormindo com a namorada na cela VIP que ocupava, a Justiça determinou o fechamento da penitenciária para novos presos.
Segundo a Polícia Nacional, durante a vistoria de hoje foram apreendidos cinco telefones celulares, 31 facas artesanais, 15 garrafas de plástico com bebida alcoólica, 12 carregadores de celular, um rolo de corda de 10 metros, outro rolo de cabo também de 10 metros, dois cadeados, 5 baterias de celular, carregador portátil e 26,5 gramas de maconha.
Segundo a polícia, o pente-fino foi solicitado pelo diretor da penitenciária, Sixto Peralta e ocorreu em dois pavilhões da cadeia. Os promotores de Justiça José Luis Torres e Celso Morales acompanharam o trabalho.