Prefeitura de Aquidauana monta força-tarefa para “reconstruir” cidade
Executivo decretou situação de emergência; trabalhos seguirão sem interrupção durante a semana
A cidade de Aquidauana, localizada a 141 km de Campo Grande, que foi atingida por uma tempestade que provocou caos e alagamentos em diversos pontos urbanos na madrugada de sexta para sábado, se recupera dos prejuízos. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou um volume de 162,4 milímetros de chuva em apenas três horas, resultando em inundações que deixaram ruas intransitáveis e casas danificadas.
Os estragos foram visíveis na Avenida Pantaneta, onde as águas alcançaram níveis preocupantes, atingindo a altura do quadril das pessoas e transformando a via em uma correnteza. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram também a Rua Manoel Murtinho, em Anastácio, completamente tomada pela água, com apenas uma mureta protegendo uma conveniência da invasão da enxurrada.
A água invadiu residências, destruindo móveis, eletrodomésticos e até mesmo derrubando muros, expondo caixões no cemitério municipal. Em resposta a essa situação calamitosa, a prefeitura declarou estado de emergência na cidade.
Neste domingo, véspera de ano novo, a prefeitura de Aquidauana seguiu com uma força-tarefa composta por 80 servidores municipais e a Defesa Civil com trabalhos de “reconstrução” da cidade e para atender às necessidades mais urgentes da população afetada pelas inundações.
Ao todo, foram atendidas 45 famílias para reparar os danos causados pelo desastre natural. As equipes concentraram esforços na remoção de entulhos, limpeza de bueiros, retirada de lama, areia e lixo das ruas atingidas, para restaurar a normalidade em áreas mais afetadas, como os bairros Serraria, Cidade Nova, São Francisco e Alto.
Apesar da trégua temporária das chuvas, os trabalhos de recuperação continuam e estão previstos para prosseguir durante a semana, inclusive amanhã, 1º de janeiro, considerado feriado nacional.
A prefeitura reforçou ainda o compromisso de manter equipes de plantão 24 horas para atender às demandas da população. Os cidadãos podem solicitar ajuda e informar sobre novos incidentes através do telefone/whatsapp do Plantão Social: 99288-3963.