ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Ribeirinhos do Pantanal recebem 1° dose 3 meses após início da vacinação

População é considerada grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19

Tainá Jara | 17/04/2021 11:55
Servidores se preparam para embarcar para fazer atendimento às comunidades ribeirinhas, em Corumbá (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)
Servidores se preparam para embarcar para fazer atendimento às comunidades ribeirinhas, em Corumbá (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)

Ribeirinhos do alto do Pantanal sul-mato-grossense começaram a receber, nesta sexta-feira, a primeira dose da vacina contra a covid-19. O início da aplicação ocorre três meses após o início da vacinação em Mato Grosso do Sul, mesmo a população sendo considerado grupo prioritário.

Conforme o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande, o imunizante foi aplicado ontem em moradores da região do Domingos Ramos, Castelo e Jatobazinho.

Hoje, a equipe do Município vai atender os ribeirinhos do Porto Santa Catarina, Paraguai Mirim e do São Francisco.  No domingo, serão assistidas as famílias da Serra do Amolar, do Aterro do Binega e da Barra do São Lourenço.

No dia 19, segunda-feira, será a vez dos moradores do Rio São Lourenço receberem a primeira dose da Coronavac. No dia 20, quando o barco estiver retornando para a cidade, serão vacinados os habitantes do Tuiuiú e Itajiloma.

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou o embarque da equipe responsável pela vacinação dos ribeirinhos, no final de tarde de quinta-feira, 15, do Centro de Convenções do Pantanal.

“Essa é uma etapa muito importante do processo de imunização. Por viverem em áreas de difícil acesso, as comunidades ribeirinhas foram incluídas nas prioridades do PNI (Programa Nacional de Imunização) e, graças a Deus, as doses chegaram para esse público alvo”, afirmou o prefeito de Corumbá, lembrando que todo o trabalho segue um rígido plano de biossegurança.

A imunização dos ribeirinhos da Parte Alta do Pantanal é uma parceria da prefeitura com a Acert (Associação Corumbaense das Empresas de Turismo). “A Associação disponibilizou a embarcação e o Município vai arcar com o pagamento da tripulação e com o combustível”, explicou.

Conforme determina a prefeitura, toda a tripulação também foi testada antes da viagem. O procedimento é o mesmo seguido pelos barcos de turismo que partem do Porto de Corumbá. Além da Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde levou doses da vacina contra a H1N1 para aplicar nos ribeirinhos que não receberem a dose contra o novo coronavírus. No total, são 600 doses de vacinas e 11 servidores envolvidos na ação.

Nos siga no Google Notícias