ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Rio Paraguai segue em alto nível e previsão alerta para mais chuvas

Vários trechos ficaram transbordados após as chuvas fortes dos últimos dias

Guilherme Correia | 04/03/2023 21:01
Rio Paraguai, em Porto Murtinho, está em alto nível. (Foto: Toninho Ruiz)
Rio Paraguai, em Porto Murtinho, está em alto nível. (Foto: Toninho Ruiz)

Rios de Mato Grosso do Sul continuam em alto nível, após chuvas intensas dos últimos dias. O Rio Paraguai em Porto Murtinho, a 439 quilômetros de Campo Grande, continua transbordado em diversos pontos.  Em razão do temporal, o município já decretou situação de emergência e contabilizam os prejuízos causados pela chuva.

A publicação autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais a atuarem sob coordenação da Gerência da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. “Considerando que o município foi acometido por um elevado e volume de chuvas acumuladas desde meados do mês de janeiro, o que resultou em um índice de volumes superior a 80 milímetros.”

“Em virtude da ocasião dessas chuvas intensas ocasionaram destruição de estradas e pontes na área rural, ressaltando que outros danos e prejuízos públicos e privados estão sendo levantados à medida que o volume de água nessas regiões ainda é considerado, bem como existem locais sem acesso.”

Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) alertou preocupação dos fluxos fluviais que banham vários municípios, inclusive na fronteira.

Em publicação no site oficial de notícias do governo estadual, o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, ressalta que a previsão é que as chuvas continuem na região.

Nos encontros de águas, a subida dos rios Miranda e Paraguai segue no radar e, diante de tal situação, a Defesa Civil estadual continua mobilizada para atender os municípios da região sudoeste sempre que solicitado o apoio da coordenadoria.

Uma equipe monitora Porto Murtinho, que margeia o Rio Paraguai, enquanto outra está em Jardim, onde passa o Rio Miranda. Uma terceira equipe saiu ontem para Bela Vista, havendo ainda a possibilidade de que uma quarta frente se desloque para Antônio João - para isso, é preciso que o município solicite o apoio.

Embora o alarde, apenas Porto Murtinho e Antônio João já publicaram em Diário Oficial municipal decretos de situação de emergência. O apoio oferecido pela Defesa Civil envolve vistoria presencial dos locais afetados, primeiro caminho para que se subsidie tecnicamente um pedido de auxílio maior.

Monitoramento - Conforme o monitoramento realizado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) sobre o nível dos rios, em especial na região sudoeste, até ontem apenas um ponto permanecia sob status de emergência: o do rio Miranda na Estrada MT-738, próximo à Bonito. Ali, a marca era de 8,06 metros.

Mesmo que 1,56 metro acima do considerado estágio de alerta, o número é praticamente 1,60 metro menor do que o verificado até quarta, quando chegou aos 9,63 metros. Já o rio Paraguai, em Porto Murtinho, está 2 metros aquém do nível emergencial

Contudo, mais adiante, ainda no território do município e próximo de vilas e população originária, a perspectiva é que haja súbito aumento do nível, afinal, é uma área específica que recebe as águas dos rios Apa e Amonguijá.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias