Tamanduá-bandeira fica preso na fenda de muro em Jardim
Polícia Ambiental precisou ser acionada para retirar o animal, no Bairro Vila Major Costa
Um tamanduá-bandeira (da espécie Myrmecophaga tridactyla) ficou preso na fenda de um muro na tarde desta quarta-feira (18), em Jardim, município a 233 quilômetros de Campo Grande. O episódio aconteceu após o animal adentrar a residência, localizada na Rua Dom Pedro II, no Bairro Vila Major Costa, e ficar preso entre as paredes da casa e um tanque.
A espécie, que costuma ter entre 1,8 e 2,2 metros de comprimento quando adulto, não conseguiu sair do local sem ajuda da PMA (Polícia Militar Ambiental). De acordo com os agentes, o animal silvestre estava deitado ao solo de costas, em um local de difícil acesso.
O resgate foi feito com o auxílio de um cambão, aparelho utilizado para a captura de animais. O bicho foi solto em seu habitat natural, distante da cidade sem qualquer ferimento.
Tamanduá-bandeira - O animal é a maior espécie conhecida da família, podendo pesar até 45 kg. A cabeça tem um focinho alongado, com olhos e orelhas pequenos e uma língua protrátil que pode atingir 60 cm.
Vive em Florestas tropicais, Caatinga, campos abertos e savanas, como o Cerrado. A dieta é insetívora, ou seja, se alimenta de cupins, formigas e pequenos invertebrados. Em cativeiro a expectativa de vida é de 25 anos.