ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Tatu com mais de 40 kg escava buraco debaixo de sítio e quase derruba casa

Foi necessário dois dias até que a PMA capturasse o animal e o soltasse na natureza

Natália Olliver | 26/11/2022 15:37
Tatu Canastra foi capturado e solto na natureza em segurança (Foto: PMA)
Tatu Canastra foi capturado e solto na natureza em segurança (Foto: PMA)

Um Tatu Canastra (Priodontes giganteus), foi capturado na tarde desta sexta-feira (25), em Cassilândia, município a 418 quilômetros de Campo Grande. O animal estava escavando um buraco com mais de 50 centímetros debaixo de um sítio, nas proximidades da rodovia MS-306. O proprietário, de 65 anos, afirmou que se o bicho continuasse escavando poderia comprometer a estrutura da casa.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada e lançou um pouco de água no buraco na esperança de que o animal saísse da toca. Porém, não houve efetividade e o tatu continuou a escavar. Depois os agentes armaram uma armadilha na abertura da toca e esperou até o anoitecer. Novamente o plano não funcionou.

Buraco que o animal estava escavando fica debaixo de sítio (Foto: PMA)
Buraco que o animal estava escavando fica debaixo de sítio (Foto: PMA)

No dia seguinte a equipe optou por quebrar o contrapiso da casa, com autorização do proprietário do sítio e escavar ao encontro com o tatu. A decisão foi trabalhosa, deixou prejuízos no local, mas bem sucedida. Os policiais chegaram até o animal e realizaram a captura, com uso de cambões e o colocaram em uma caixa de contenção.

A equipe percebeu que o animal não apresentava ferimentos e o soltou em área de vegetação, distante do perímetro urbano e de residências de propriedades rurais.

Nos siga no Google Notícias