ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Últimos no ranking de isolamento, municípios reforçam conscientização

Sete Quedas, Tacuru e Iguatemi ficaram entre os municípios com menor taxa de isolamento social em MS

Leonardo Rocha | 13/04/2020 13:22
Via pública na cidade de Sete Quedas (Foto: Divulgação - Assessoria)
Via pública na cidade de Sete Quedas (Foto: Divulgação - Assessoria)

As cidades de Sete Quedas, Tacuru e Iguatemi que ficaram nas últimas posições do Estado, em relação ao índice de isolamento social, vão manter as restrições impostas durante a pandemia, além de ampliar a orientação aos moradores. Também querem mais detalhes de como funciona esta avaliação.

O prefeito de Sete Quedas, Francisco Piroli, disse que se surpreendeu com a informação que seu município estava na última posição do ranking, em relação ao isolamento social, com apenas 29,6%. Disse que vai manter as restrições em vigor e reforçar o pedido para as pessoas ficarem em casa.

“O comércio aqui funciona com regras rígidas, tendo higienização, distância segura, podendo trabalhar 10 funcionários por turno, além das igrejas e academias fechadas, aulas suspensas e proibido aglomeração de mais de 10 pessoas”, disse ele ao Campo Grande News. 

Também contou que está fazendo um controle das pessoas que chegam a cidade. “Só temos uma entrada, já que a fronteira com o Paraguai está fechada. Toda pessoa nova que chega aqui passa por um questionário e monitoramento, estamos tomando todas as precauções”.

Ele também quer mais detalhes técnicos sobre este sistema de rastreamento (isolamento), já que não notou esta aglomeração nas ruas. “ O que pode ocorrer é que muitas pessoas saíram da cidade e foram para fazendas e chácaras aqui perto e assim não funciona o sinal do celular”, comentou.

Via pública na cidade de Iguatemi (Foto: Divulgação)
Via pública na cidade de Iguatemi (Foto: Divulgação)

Iguatemi – A secretária municipal de Saúde de Iguatemi, Ivone Naban, disse que haverá uma reunião da equipe para reforçar a orientação à população, no entanto diz que as medidas adotadas na cidade são até mais restritivas do que outros municípios. “Aqui o comércio precisa fechar às 18h, após ficarem uma semana fechados, temos toque de recolher, igrejas sem cultos e missas e eventos proibidos”, adiantou.

Ela ponderou que a prefeitura faz alerta para população (isolamento) três vezes por dia na rádio local. “Gostaríamos de saber como fazem esta avaliação, já que estamos cumprindo as recomendações. Quem burla as regras está sendo notificado”.

Tacuru – Por meio da assessoria, a prefeitura de Tacuru também alega que está fazendo o “dever de casa”, mantendo as restrições que estão em andamento. Entre elas regras rígidas no comércio, suspendo as aglomerações e aulas e um toque de recolher das 20h até às 6h da manhã.

Também adiantou que os ônibus municipais pararam de circular e que bares e restaurantes só fazem entrega de comida, sem consumo local. “Estamos fazendo nossa parte e vamos pedir consciência da população”.

Números -  Em dados divulgados ontem (12), pela Secretaria Estadual de Saúde, mostrou que as cidades de Iguatemi (39,1%), Tacuru (37%) e Sete Quedas (29,6%) aparecem nas últimas colocações, no índice de isolamento de Mato Grosso do Sul. (Confira o gráfico abaixo).

Índice - A taxa de isolamento social é calculada pela In Loco, empresa que trabalha com estudos de geolocalização baseada no monitoramento de dados criptografados de 60 milhões de celulares em todo o Brasil. A informações de deslocamento são extraídas dos dispositivos móveis que usam determinados aplicativos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias