ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Unidade do Corpo de Bombeiros recebe drone para monitorar queimadas

Equipamento entregue hoje faz monitoramento de grandes áreas de matas com sensor termográfico

Helio de Freitas, de Dourados | 29/12/2022 21:36
O drone Mavic 2, que passa a ser usado pelo Corpo de Bombeiros em Caarapó (Foto: Divulgação)
O drone Mavic 2, que passa a ser usado pelo Corpo de Bombeiros em Caarapó (Foto: Divulgação)

A unidade do Corpo de Bombeiros em Caarapó, a 274 km de Campo Grande, vai usar drone de última geração para monitorar grandes áreas de matas e ampliar o trabalho de combate a focos de incêndio e resgate de pessoas.

Equipado com sensor termográfico, o Mavic 2 Enterprise Advanced foi comprado pelo Conselho Municipal de Segurança de Caarapó com repasse do Poder Judiciário e entregue nesta quinta-feira (29).

O comandante do 9° Subgrupamento, capitão Rafael Henrique Fernandes, disse que o drone vai auxiliar nas ocorrências de busca e salvamentos, vistorias em locais de risco iminente e monitoramento florestais em toda a região. O equipamento foi entregue pela MS Drones, com sede em Dourados.

Aeronave Remotamente Pilotada de última geração, o Mavic 2 conta com sistema de visão omnidirecional, câmera térmica e filmagem 4K com até 8 km de alcance. Segundo o capitão, os militares que vão operar o equipamento já receberam treinamento obrigatório, exigido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo o comandante, o projeto de aquisição do drone foi apresentado no início do ano ao Poder Judiciário e recebeu parecer favorável do Ministério Público.

“Nós temos demanda grande de pessoas que se perdem em matas e florestas da região e esse drone tem o recurso termal, ou seja, faz varredura em grande área e detecta diferenças de temperatura. Esse recurso serve também para detectar focos de calor e linhas de fogo, o que vai nos auxiliar muito no combate de incêndios florestais”, explicou Rafael Fernandes.

Com 33,4 mil habitantes, segundo a mais recente estimativa do IBGE, o município de Caarapó tem 2.115,730 quilômetros quadrados. A maior parte é formada por áreas de mata, lavouras e a reserva indígena.

“Esse modelo é o ideal para as aplicações necessárias e nossa equipe fica à disposição em Dourados para rápida resposta em caso de necessidade”, afirmou Edinaldo Costa, sócio-proprietário da MS Drone. Segundo ele, em janeiro de 2023 a empresa inaugura nova unidade, especializada em equipamentos industriais e de vigilância pública e privada, o que vai facilitar serviços de suporte e manutenção do equipamento, em caso de necessidade.

O capitão Rafael Henrique Fernandes quando recebia drone de Edinaldo Costa (Foto: Divulgação)
O capitão Rafael Henrique Fernandes quando recebia drone de Edinaldo Costa (Foto: Divulgação)

Produzido pela empresa chinesa Dji Enterprise, o drone Mavic 2 chega a atingir 72 km/h e tem autonomia de voo de aproximadamente 30 minutos.

“Vamos poder mapear área pré-definida com maior agilidade, o que pode ser determinante no resgate com sucesso de pessoas desaparecidas ou que sofreram acidente de qualquer ordem”, disse o comandante dos bombeiros.

Nos siga no Google Notícias