Unidade do Corpo de Bombeiros recebe drone para monitorar queimadas
Equipamento entregue hoje faz monitoramento de grandes áreas de matas com sensor termográfico
A unidade do Corpo de Bombeiros em Caarapó, a 274 km de Campo Grande, vai usar drone de última geração para monitorar grandes áreas de matas e ampliar o trabalho de combate a focos de incêndio e resgate de pessoas.
Equipado com sensor termográfico, o Mavic 2 Enterprise Advanced foi comprado pelo Conselho Municipal de Segurança de Caarapó com repasse do Poder Judiciário e entregue nesta quinta-feira (29).
O comandante do 9° Subgrupamento, capitão Rafael Henrique Fernandes, disse que o drone vai auxiliar nas ocorrências de busca e salvamentos, vistorias em locais de risco iminente e monitoramento florestais em toda a região. O equipamento foi entregue pela MS Drones, com sede em Dourados.
Aeronave Remotamente Pilotada de última geração, o Mavic 2 conta com sistema de visão omnidirecional, câmera térmica e filmagem 4K com até 8 km de alcance. Segundo o capitão, os militares que vão operar o equipamento já receberam treinamento obrigatório, exigido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Segundo o comandante, o projeto de aquisição do drone foi apresentado no início do ano ao Poder Judiciário e recebeu parecer favorável do Ministério Público.
“Nós temos demanda grande de pessoas que se perdem em matas e florestas da região e esse drone tem o recurso termal, ou seja, faz varredura em grande área e detecta diferenças de temperatura. Esse recurso serve também para detectar focos de calor e linhas de fogo, o que vai nos auxiliar muito no combate de incêndios florestais”, explicou Rafael Fernandes.
Com 33,4 mil habitantes, segundo a mais recente estimativa do IBGE, o município de Caarapó tem 2.115,730 quilômetros quadrados. A maior parte é formada por áreas de mata, lavouras e a reserva indígena.
“Esse modelo é o ideal para as aplicações necessárias e nossa equipe fica à disposição em Dourados para rápida resposta em caso de necessidade”, afirmou Edinaldo Costa, sócio-proprietário da MS Drone. Segundo ele, em janeiro de 2023 a empresa inaugura nova unidade, especializada em equipamentos industriais e de vigilância pública e privada, o que vai facilitar serviços de suporte e manutenção do equipamento, em caso de necessidade.
Produzido pela empresa chinesa Dji Enterprise, o drone Mavic 2 chega a atingir 72 km/h e tem autonomia de voo de aproximadamente 30 minutos.
“Vamos poder mapear área pré-definida com maior agilidade, o que pode ser determinante no resgate com sucesso de pessoas desaparecidas ou que sofreram acidente de qualquer ordem”, disse o comandante dos bombeiros.