MP pode denunciar PM, civil e empresário por contrabando
Apesar de terem sido absolvidos dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, o major da Polícia Militar, Sérgio Roberto Carvalho, o policial Edno Medina Marqueti, e o empresário José Eduardo Abdulahad podem ser condenados por contrabando.
Como a pena oscila entre um e quatro anos de reclusão, a condenação depende de denúncia do MPF (Ministério Público Federal). Segundo o juiz federal Dalton Igor Kita Conrado, o caso poderá ser suspenso por até quatro anos, caso nenhum dos réus tenham sido condenados.
O MPF deverá se manifestar pelo prosseguimento do processo contra o major Carvalho, já que ele foi condenado por tráfico internacional de drogas e responde a outro processo na Justiça Estadual por falsidade ideológica, exploração de jogos de azar, corrupção e formação de quadrilha.
A denúncia de descaminho quando a Marqueti e Abdulahad poderá ser suspensa pelo período de dois a quatro anos. Os três são os primeiros réus absolvidos após serem denunciados na Operação Xeque-Mate.