MS tem 13 mortes confirmadas e 36.524 casos suspeitos de dengue
Mato Grosso do Sul tem 13 mortes confirmadas por dengue e 36.524 casos suspeitos da doença do começo do ano até o sábado (15), segundo a Secretaria de Estado de Saúde. O boletim divulgado hoje informa que são 6 mortes em Campo Grande, duas em Vicentina. Aquidauana, Miranda, Nova Andradina, Sidrolândia e Rio Verde de Mato Grosso têm uma morte confirmada cada.
A Secretaria investiga outros 4 óbitos provocados pela dengue, sendo 2 na Capital, um em Aquidauana e outro em Nioaque. Foram descartadas outras 6 mortes suspeitas.
Desde a semana passada, equipes da Secretaria de Estado percorrem os municípios com registro de vítimas para saber quais foram as causas. “Saber a causa do óbito, junto com o Ministério descobrir onde está acontecendo a falha e orientar”, explicou Bernadete Lewandowski, diretora de Vigilância e Saúde do Estado.
Segundo o levantamento, 38 municípios estão em alerta para a doença. Eles registraram uma média de mais de 300 casos para 100 mil habitantes, que é considerada alta incidência.
Bernadete explica que o paciente também precisa ficar atento. “Muitas vezes tem falha do paciente, que por exemplo, não leva o cartão de acompanhamento ou se medica por conta própria.”, disse.
Entre os casos fatais, chama a atenção a morte de um adolescente indígena de 15 anos, ocorrida na semana passada. Foi montada uma força tarefa para visitar a aldeia em Miranda, para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti.
“Fomos ate a aldeia, para saber o que estava ocorrendo para acompanhar, intensificar borrifação e o controle dos agentes”, revelou.
A dengue apresenta uma diminuição no número de casos na última semana epidemiológica, já que foram 5.102 casos notificados na semana 6 enquanto na semana anterior foram 5.716. Para as autoridades estaduais, isso é reflexo do trabalho de combate a doença.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que até a quarta-feira (13) contabilizava 26.234, com 32 casos suspeitos de dengue hemorrágica. De acordo com a secretaria, outras 8 mortes suspeitas da doença foram descartadas.
Bonito aparece em segundo lugar, com outros 626 e índice de incidência de 3.163 casos, enquanto Nova Andradina tem 1.100 casos e índice de 2.372.