Na fronteira de MS, Bolívia devolve ao Brasil 370 carros
A Bolívia devolveu nesta terça-feira (27) 370 veículos, entre carros, camionetes e motocicletas, com denúncia de furto ou roubo no Brasil. Este é o primeiro lote, e mais veículos serão devolvidos.
A devolução foi realizada em cerimônia feita em uma área da Marinha boliviana, em Puerto Quijarro, na fronteira com o município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, e é resultado de um acordo de cooperação internacional entre Brasil e Bolívia. De lá, os carros virão para o pátio da Defurv (Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos), em Campo Grande, e posteriormente devolvidos aos proprietários.
Entre as autoridades brasileiras presentes, estava o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, e o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini.
Já entre as autoridades bolivianas, a cerimônia contou com a presença do ministro de Governo da Bolívia, Juan Ramón Quintana, o vice-chanceler Juan Carlos Alurralde, e a presidente da Adauana boliviana, Marlene Ardaya.
Conforme o site Capital do Pantanal, o ministro Cardozo afirmou que a devolução dos veículos garante maior controle e segurança na região de fronteira. “Frisamos o controle do espaço aéreo e também na articulação em terra. Com isso queremos sobrevoar o território boliviano, fotografar e mandar as imagens para o setor de inteligência, onde vão averiguar os problemas que mais afetam esta região”, afirmou o ministro da Justiça brasileiro.
Já o ministro boliviano Quintana garantiu que até março a segurança será intensificada na região também com aviões. “Em março vamos sobrevoar toda esta área e também outras localidades de fronteira da Bolívia. Queremos de forma adequada amenizar criminalidades de origem fronteiriças”, explicou o ministro de Governo da Bolívia.
Segundo o Capital do Pantanal, 75 automóveis e 35 motos vieram do departamento de Santa Cruz de La Sierra, enquanto 9 motos vieram de San Inácio de Velásquez, e 17 automóveis da cidade de Puerto Suarez.
Os veículos devolvidos vão passar por perícia em Campo Grande, para identificar os donos. A devolução é fruto do programa boliviano de regularização de veículos que acontece desde 2011.
São pelo menos 1,5 mil veículos roubados ou furtados em países vizinhos e levados ilegalmente à Bolívia. Além do Brasil, outros países fronteiriços à Bolívia também devem se beneficiar. Já a estimativa do ministro Cardozo é que haja ainda 4 mil veículos brasileiros no país vizinho.