A queda: cair da própria altura pode matar idosos
As quedas, segundo a OMS, causam a cada ano o falecimento de 684.000 pessoas. Em 2021, foram a segunda causa de morte não natural, só superada pelos suicídios. É de matar, para um brasileiro, a chance de morrer em um tropeço, escorregão ou passo em falso, é quatro vezes maior que morrer de dengue.
Triplicou!
E os dados funestos sobre queda não param. O perigo é crescente, esse tipo de morte mais que triplicou nos últimos anos. Abrindo um parênteses para mortes que não costumam nos chamar a atenção: é fundamental saber que os malditos fogos de artifício, picadas de aranha e raios tiraram a vida de 31 mil brasileiros em dez anos.
Caiu da cama.
Pode parecer brincadeira, mas não é piada em hipótese alguma, o último levantamento de pessoas que morreram caindo da cama mostrou 360 brasileiros que foram a óbito. É um número quase igual ao daqueles que morreram vítimas de úlcera de duodeno.
Pequenos cuidados, grande prevenção.
Não há dificuldade alguma em prevenir quedas dentro de casa, especialmente para os idosos, as maiores vítimas. Além da qualidade e preservação do pavimento da residência, basta eliminar tapetes, instalar as baratas barras de apoio e colocar adesivos antiderrapantes em locais estratégicos, como em escadas.