ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 34º

Em Pauta

A reforma trabalhista de Lula entre socialismo e capitalismo

Mário Sérgio Lorenzetto | 20/02/2022 08:46
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O filme soviético mais popular da história se chama "A ironia do destino", dirigido por Eldar Riazanov em 1975. Conta a história de Zhenia, um jovem que, por uma confusão muito divertida, viaja bêbado de avião de Moscou para São Petersburgo. Inconsciente desse deslocamento, ao chegar em São Petersburgo, dá o endereço de sua casa em Moscou ao taxista, que o leva. Zhenia reconhece imediatamente o edifício, o elevador, a porta do apartamento e, uma vez dentro, seus móveis e sua manta.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tudo, absolutamente tudo, igual.

Não se trata de uma invencionice do diretor. É uma comédia crítica que satiriza a política habitacional de Breznev, que construiu milhares de edifícios pré-fabricados cujos elevadores e portas eram todos iguais, inclusive os móveis e mantas. Até os nomes das ruas e os números dos edifícios eram os mesmos. O filme explorava a realidade cotidiana dos soviéticos: não havia diferença alguma entre estar em Moscou ou em São Petersburgo. A única diferença é que tinha outra mulher. É um filme delicioso para chamar a atenção sobre o projeto e o fracasso do que era chamado de "socialismo real". Uma distopia superada. Chama a atenção a questão do amor, do prazer, da ética.... da sobrevivência individual na antiga União Soviética sob as condições mais adversas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Duas realidades opostas.

Podemos pensar em um mundo em que, sigamos sempre na mesma cidade, na mesma casa, com a mesma pessoa, vestidos com a mesma roupa e pensando os mesmos pensamentos. Ou podemos conceber a distopia contrária. Um mundo em que cada dia voltamos de um trabalho diferente, em uma casa diferente, onde nos espera uma mulher diferente, em que não podemos usar duas vezes a mesma roupa, nem a mesma cama ou ter os mesmos pensamentos de ontem. A primeira foi chamada de "socialismo real". A segunda segue sendo chamada de capitalismo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Planejamento e liberdade individual. Movimento e lentidão.

Na União Soviética, os acidentes eram considerados sabotagens. Até que Chernobyl revelou o desleixo sistemático chamado "planificação". No Ocidente, ao contrário, denominamos "liberdade individual " o combustível que conduzirá a máquina do mercado até o acidente final. Na União Soviética, as pessoas sonhavam com o movimento; no Ocidente, hoje, sonhamos com um pouco de lentidão e esse ideário, carrega algumas formas de nostalgias.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A nostalgia da reforma trabalhista de Lula.

Se fala muito de e contra a nostalgia no Brasil. Pensando bem, a reforma trabalhista proposta por Lula, copiada da Espanha, é a mais importante nostalgia. No fundo, diz que queremos sair de casa, mas queremos voltar para a mesma casa. Queremos ter trabalho, mas não 365 contratos ao ano. Muito bonito, mas inviável. Não há - e nem haverá - trabalho para todos. Nem nos moldes dos "tempos de Lula" e nem nos moldes de qualquer futuro que venhamos a ter. Os soviéticos acabaram rebelando-se contra a igualdade. Os ocidentais começam a rebelar-se contra a liberdade. Quando só podemos escolher entre a areia e o ar, é fácil errar. O socialismo real negava as diferenças. O capitalismo tecnologizado, nega a existência da liberdade. A bela nostalgia do emprego para todos contra a horripilante realidade de um emprego diferente por dia. A realidade é insuportável. O passado, nostálgico, é impossível.

Nos siga no Google Notícias