ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 34º

Em Pauta

Dentro de uma ou duas décadas teremos a fonte da juventude

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/03/2022 08:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Pode parecer ficção científica ou fake news, mas a verdade é que os cientistas já sabem como rejuvenescer células. Não todas, mas conhecem os mecanismos de rejuvenescimento das células da pele e dos rins. Essa é uma das novidades que estão saindo dos três Laboratórios Altos, localizado sem São Diego e São Francisco, nos EUA, e em Cambridge, na Inglaterra.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Quase três bilhões de euros para pesquisas.

A Laboratórios Altos está contratando vários detentores do Prêmio Nobel em Química e em Medicina. Está montada desde 19 de janeiro de 2022. Sem revelar suas esplêndidas fontes de financiamento, tem como objetivo declarado conseguir que o ser humano viva mais anos com saúde. Tudo indica que Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, fundador da Amazon, esteja por trás dessa iniciativa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A técnica Yamanaka.

À frente desses cientistas estelares está o japonês Shynia Yamanaka, detentor do Nobel de Medicina. O japonês conseguiu, em laboratório, rejuvenescer células, graças à ativação de quatro genes, responsáveis pela produção de quatro moléculas reprogramadoras - eles chamam de rebobinadoras - e que estão sendo chamadas de fatores "Yamanaka". Observem que Yamanaka conseguiu o que parecia impossível: dar marcha a ré no processo de envelhecimento.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Do laboratório ao rato.

Altos já conseguiu que células adultas de ratos vivos fossem transformadas em células-mães. É um passo além da pesquisa de Yamanaka, que só trabalhou com células em placas, a pesquisa denominada "de laboratório". Conseguiram "rebobinar" células da pele e dos rins de ratos. O problema é que essa volta à juventude celular provocou vários tumores. Pela primeira vez, estamos diante de um ser vivo que rejuvenesceu partes de seu corpo. Jovem, mas com tumor. Essa é uma das linhas de pesquisa da Laboratórios Altos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Um antibiótico para rejuvenescer.

A segunda linha de pesquisa utiliza a doxiciclina, um antibiótico, para rejuvenescer células. Nessa linha, os ratos estão tomando água com o antibiótico para aumentar ou diminuir os fatores do rejuvenescimento. O antibiótico funciona como um interruptor, liga e desliga a velocidade de envelhecimento. Todavia, essa pesquisa é impossível de trasladar para humanos, dizem os cientistas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
RNA mensageiro.

A terceira linha de pesquisa é com o RNA mensageiro, popularizado pelas vacinas da covid. Tentarão rejuvenescer macacos aumentando de maneira intermitente os fatores de Yamanaka. O objetivo é dar segurança de qualquer tratamento rejuvenescedor a longo prazo e entender as mudanças moleculares provocadas. Esse grupo de pesquisadores está trabalhando contra as "inflamações do envelhecimento". Entendem que boa parte do envelhecimento é devido à inflamações de tecidos que nem percebemos.
Nos siga no Google Notícias