ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 34º

Em Pauta

Falta de Q10 é responsável por fragilidade de maiores de 60

Mário Sérgio Lorenzetto | 20/03/2022 07:54
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A coenzima Q10 é vital. Se as mitocôndrias celulares são as baterias do corpo, o Q10, um lipídio, presente de forma natural no corpo, é responsável pelo transporte de elétrons e de um antioxidante chave para o funcionamento do corpo. Em outras palavras: o Q10 carrega a bateria chamada mitocôndria.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Faltou Q10....

A deficiência de Q10, vinculado com o envelhecimento, gera insuficiência energética. Ela está vinculada com transtornos como enfermidades cardíacas, AVC, e patologias neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Um novo estudo associa, pela primeira vez, a falta de Q10 com a sarcopenia - a perda de massa, força e funcionamento dos músculos. A pesquisa também revela maior incidência nas mulheres.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A espiral de decadência.

A redução desse lipídio em nosso plasma sanguíneo, gera uma espiral de decadência que é preciso ser revertida. Com a queda nas atividades físicas, os níveis de Q10 são reduzidos e quanto mais baixos sejam esses níveis, menor é a capacidade de fazer exercícios. É um círculo vicioso. Também é dramático pois há perda de múltiplas funcionalidades do corpo e vai ficando cada vez mais difícil recuperá-las.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tomar Q10, mas não abusar.

As melhores estratégias para termos bons níveis de Q10 são super conhecidas: melhorar a atividade física, comer frutos secos e verduras com óleo de oliva. Há suplementos nas farmácias, não muito caros. Não há necessidade de ser ingeridos todos os dias e nem em grande quantidade pois podem atacar o fígado. Para maiores de 60 anos, a medida razoável é de 20 miligramas diárias.

Nos siga no Google Notícias