Incêndios: o problema é achar que as matas são decorativas
Há pelo menos três grandes pensamentos sobre os incêndios que estão destruindo o Pantanal. Os incendiários, fazendeiros criminosos, reinam até no presente. Há seu inverso perfeito: ambientalistas que entendem que o Pantanal deve ser um ambiente de decoração, sem dele tirar lucro. Mas há uma alternativa mais venturosa: é possível criarmos soluções para conservar o Pantanal e dele obtermos lucros consideráveis.
Gestionar as matas do Pantanal.
Uma maneira de renovar as matas pantaneiras é aprender como gestioná-las. As matas não servem apenas para decoração. Há uma verdade na ecologia, pouco debatida, que diz que não se pode escolher se um ecossistema se renova ou não, a única coisa que se pode escolher é uma renovação de baixa ou de alta intensidade. Temos de deixar de pensar em formato defensivo e começar a pensar criativamente. Não podemos continuar defendendo o passado, temos de começar a desenhar o futuro.
Ecoturismo ou prisão.
Ecoturismo e produção de alimentos naturais, que tenham valor de venda, são apenas algumas das soluções para verdadeiramente combatermos os incêndios. A alternativa é elegermos governantes que coloquem os incendiários criminosos na prisão. Eles são milionários e comandam o governo. Quantos minutos permanecerão nas grades? Multas? Não passam de piadas. Mas a alternativa mais provável é a total e completa destruição do nosso mais rico ecossistema. Filmem. Fotografem. Só restam um ou dois anos.