ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Lula comanda um governo ultrapassado com slogans obsoletos

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 21/04/2024 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A pergunta mais importante da política nacional é: porque o governo Lula está perdendo fôlego e consenso em todas as pesquisas? Enquanto a esquerda vê a deterioração de suas ideias e práticas, a direita, mesmo derrotada nas urnas e com uma infinidade de processos para resolver, se mantém incólume, com razoável vigor. Há um consenso para a resposta: a inflação do feijão com arroz. A alimentação está cara. Mas a economia da família não explica tudo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os velhos slogans de sempre.

Tentei recuperar alguns slogans que foram criados nos governos Lula I e II, assim como nas campanhas petistas. "Trabalhador vota em trabalhador", "Brasil é um povo único", "Brasil vai mudar de cara", "Sem medo de ser Brasil" e o mais usado, "A esperança vai vencer o ódio". Esses slogans, com cheiro de naftalina, não convencem mais nem o mais radical petista. O mundo mudou totalmente, já não é digital, é analógico. Aquele Brasil idílico, projetado por Lula, já não existe. Não é certo que trabalhador vota em trabalhador. Até a ideia de trabalho mudou. Os jovens não querem trabalhar em uma fábrica, querem ser empresários. Não se deixam iludir com velhas bandeiras e ideologias.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os donos do dinheiro e de mais da metade dos votos.

Os demais slogans de Lula estavam centrados na classe média. Esse Brasil também já não existe. A classe média mudou e se inclinou para a direita. o velho charme da esquerda, que tocava as emoções da classe média, naufragou. A classe média não aplaude mais as "esmolas" dadas pelo governo aos mais pobres. Também não há uma política sequer traçada pelo governo para ela. Está totalmente abandonada. Em política, abandono é o dia anterior da mudança de rumo. Essa classe média não critica as políticas identitárias (negro, índio, gay, feminismo) do petismo, mas também não a aplaude. Tá nem aí, na melhor das hipóteses.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A ilusão do voto na esquerda.

O governo Lula vive com a cabeça em Marte ou mais além. É incapaz de ler os resultados da urnas. A verdade incontestável é que Lula não tem voto esquerdista para ser eleito. Sua vitória se deve ao centro e a setores da direita. Sem aliados, Lula teria uma derrota acachapante. Pensar que a vitória de Lula possa ser uma simples e preguiçosa volta aos slogans e símbolos do passado, será fatal para sua reeleição. Um pequeno e insignificante exemplo: não foram capazes de recuperar a bandeira nacional, continuam com suas bandeiras vermelhas esfarrapadas, carcomidas pelo tempo.
Nos siga no Google Notícias