Onde Lula e Bolsonaro têm voto e o agregador de pesquisa
Mais uma pesquisa eleitoral publicada, desta vez foi a Genial/Quaest. Lula continua à frente de Bolsonaro, como em todas as demais. Mas onde eles têm mais votos? Entre os eleitores do Nordeste, Lula o tem sua maior margem contra o presidente: 61% a 13%. Mas no Centro Oeste o petista aparece com 32% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro. A conta gotas, Lula vai passando o presidente em nossa região. No Sudeste, o ex-presidente tem 40% contra 26% do atual mandatário. Os demais candidatos são figurantes. Não concorrem às eleições e sim ao Oscar de ator coadjuvante.
Cai a chance das eleições terminarem no primeiro turno, aponta agregador de pesquisas.
O ex-presidente Lula tem, neste momento, 10,8% de probabilidade de vencer no primeiro turno. O percentual obtido é menor 5% do que as estimativas calculadas no início deste mês. É o que mostra o agregador de pesquisas do "Jota Pro Poder" ou simplesmente "Jota", como é conhecido esse que é um dos melhores sites de análise jurídica e tributária do país.
Agregador, o que é?
O agregador Jota é uma ferramenta exclusiva que leva em consideração mais de 220 pesquisas nacionais coletadas apenas durante o governo Bolsonaro, uma média de uma pesquisa a cada 4 dias. É uma das mais eficientes maneiras de acompanhar eleições. Agrega pesquisas ao invés de basear-se em uma única pesquisa ou empresa. É um modelo informatizado estatístico. É o que há de mais moderno. Todos os grandes jornais dos Estados Unidos e da Europa trabalham com esses modelos estáticos de agregação de pesquisas eleitorais. No Brasil, ainda é uma novidade.