Pior da história, Guedes é mal avaliado por 60% da população
O Ministro da Economia foi mal avaliado por 60% dos brasileiros. Eles consideram que a situação está pior quando comparada aos governos anteriores. Os dados estão na pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta semana. O percentual é o pior de todos os governos desde a redemocratização, em 1985. Nesta república bananeira, não se pode afirmar que "ninguém será pior", como fiz, ao escrever sobre Mantega, na triste época de Dilma no poder. Guedes levanta a taça do pior entre os piores e vai para o abraço de banqueiros e fazendeiros.
O maior vilão: preço dos produtos nos supermercados.
Segundo a pesquisa, o fator que mais pesou na avaliação negativa de Guedes é o aumento dos produtos nos supermercados. Ao serem questionados sobre a percepção dos valores praticados no último ano, nada menos de 93% afirmaram que os produtos "aumentaram muito de preço". Para 4% dos entrevistados, os produtos "aumentaram um pouco" e outros 1,6% marcaram "se mantiveram" para os preços. E para 0,7% os "preços diminuíram".
Vai melhorar?
Os brasileiros também estão céticos com a perspectiva de melhora. Para quase 36%, a situação só melhorará em 2023. Quase 17% acredita em um cenário mais positivo ainda em 2022. É o mesmo percentual (17%) para aqueles que enxergam que a economia está melhor. É a turma do Guedes.