Shein, a chinesa que está dominando o mundo da moda
Shein está ocasionando um maremoto na indústria da moda rápida, conhecida como "fast fashion". O modelo é uma junção de ótimos algoritmos com o aplicativo de vídeos curtos TikTok. Conseguiu algo inacreditável, apesar de ser muito nova, a Shein está avaliada em mais de US$ 100 bilhões. Está atraindo diariamente milhões de jovens de 51 países graças à velocidade com que lhes permite renovar seus armários a preços muito baixos. Outra façanha foi conseguir ser o aplicativo mais baixado nas últimas semanas.
Destruiu a moda por temporada. Agora é semanal.
Um dos segredos da Shein está na gestão da cadeia de suprimentos e na aposta pela automatização e inteligência artificial. Shein levou ao limite o processo antigo de oferecer roupas novas a cada temporada, para essa empresa, novas roupas tem de ser produzidas a cada semana. E seus produtos são de 40% a 60% mais baratos que seus competidores. A empresa conseguiu reduzir o processo de desenhar até a peça pronta a tão somente cinco dias.
Tem gringo nessa loja.
Há outro dado que mostra o gigantismo da Shein: está vendendo quase um terço de todas as roupas - tanto de lojas físicas como do comércio online - nos Estados Unidos. Mas se todos o processo de produção, marketing e envio são chineses, o dinheiro saiu dos fundos de investimentos norte-americanos Tiger Global e General Atlantic.