ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 35º

Em Pauta

Utensílios domésticos, onde se escondem micróbios na cozinha?

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/04/2022 09:16
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A cozinha, junto com os banheiros, são os ambientes domésticos mais contaminados. As infecções originadas nesses lugares são frequentes, sem que muitas pessoas tenham delas conhecimento. Não resta nenhuma dúvida que os panos usados na cozinha são ótimos esconderijos de micróbios. Mas há um debate sobre a utilização de madeiras nas colheres, garfos, tábuas de cortar e outros utensílios.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Contra e a favor da madeira.

A madeira é um material poroso que conserva umidade, necessária para o crescimento microbiano. Para piorar, a madeira se deteriora formando sulcos onde os micróbios podem facilmente se esconder. Por essa razão, é aconselhável só usar artigos de cozinha feitos de plástico, silicone e metal. É o que entendem os detratores da madeira na cozinha. Não obstante, há um forte debate. Também existem estudos que apontam que a superfície rugosa da madeira é hostil para as bactérias. E tem mais, há estudos que demonstram que uma enorme quantidade de madeiras tem propriedades antibacterianas. Lascou. A verdade é que não sabemos se deixamos de usar madeiras na cozinha ou expurgá-las.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Não há dúvida: panos na cozinha são perigosos.

Veja a ampla lista: Salmonella, Escherichia coli, vírus da hepatite, Listeria, Brucella, Campylobacter, norovirus. E tem a lista dos vermes: Taenia solium, Echinococcus, Ascaris lumbricoides, Entamoeba histolytica e Giárdia, encabeçam a lista de patógenos transmitidos por alimentos e por panos de cozinha. A quantidade de bactérias que os panos podem acumular é assustadora, de acordo com as pesquisas nada menos de 54 bilhões de bactérias por centímetro cúbico, podem neles se esconder. Uma análise feita em panos de cozinha nos EUA encontrou Escherichia coli em 33% dos panos e coliformes fecais em 67% dos panos analisados. Só há uma prevenção: renovar constantemente os panos usados na cozinha.
Nos siga no Google Notícias