Ver, ouvir e mover. A tecnologia dá novas respostas
O local é Las Vegas. Nada tem a ver com cassinos. A cada ano, acontece nessa cidade criada no deserto, a CES - Consumer Electronic Show. É a maior feira mundial de alta tecnologia. Uma escova que analisa os cabelos, um aparelho para fabricar cerveja em casa como se fosse uma cafeteira, televisores ultra finos... São mais de 3.000 expositores apresentando novidades para quase todas as necessidades humanas. E há novidades para pessoas com alguma incapacidade física. Provavelmente venderão seus produtos com facilidade.
A OMS - Organização Mundial de Saúde - estima em 1 bilhão o número de pessoas com alguma dificuldade física no mundo. Isso significa que 1 em cada 7 pessoas está limitado por problemas de mobilidade, visão ou audição.
Todos os aparelhos que apresentaremos receberam algum tipo de premio na feira. Os três primeiros mereceram os prêmios mais importantes, denominados "Best of Innovations", e que só conseguem 36 dentre mais de 20.000 inovações apresentadas.
Um informante para enxergar.
Aipoly Vision é um aplicativo, só para iPhone, para ajudar a deficientes visuais. Usa a câmera do iPhone para reconhecer portas, janelas, animais e alimentos. Vai relatando, em tempo real, o que tem diante de si, de modo que possa ter mais independência para mover-se. É gratuito e pode ser obtido na loja da Apple.
Manejando o computador com os olhos.
Tobii Dinavox PCEye Mini é um dispositivo que permite usar qualquer tela de computador pequeno, portátil, só com os olhos. O olhar serve como cursor. Com gestos sensíveis se consegue até o duplo clic, arrastar e soltar objetos e demais comandos da informática.
Ouvir melhor com o celular.
Enzo 2 de ReSound tenta atenuar os efeitos da deficiência auditiva com um som mais equilibrado e natural que os demais aparelhos oferecem. Promete ser o mais discreto do mercado. Se conecta com o celular, melhorando a relação com a pessoa que deseja saber se está bem ajustado, conhecer o nível da bateria e atualizar o software.
Uma bengala poderosa.
Dring é uma bengala que se converte em um sistema de monitoramento e de alerta. A inovação conta com GPS e sensores de movimento. Em caso de queda do usuário, avisa as pessoas de sua confiança.
A cadeira de rodas que te avisa se está bem sentado.
O correto posicionamento em uma cadeira de rodas é um dos problemas de seus usuários. Gaspard é uma cadeira de rodas com sensores e uma tela que avisa o cadeirante se está sentado de maneira correta. Evita dores e lesões derivadas do ato de sentar incorreto. Também auxilia na prática de exercícios. É um medidor como as pulseiras de fitness ou o Apple Watch.
As luvas que movem o mundo.
Rapael Smartglove é uma luva que conta com diferentes sensores para perceber força, giros, velocidade...Auxilia o usuário a mover objetos virtuais, espremer frutas ou colocar a chave em um fechadura. É excelente para os exercícios que visem a recuperação dos movimentos das mãos.