Lentes de contato ou faceta de porcelana: qual a melhor opção?
Hoje vamos falar sobre lentes de contato dental e faceta de porcelana.
A diferença entre elas é a espessura da porcelana, mas ambas são de porcelana. A lente de contato tem no máximo 1 mm de espessura, enquanto a faceta já tem mais de 1 milímetro, podendo chegar até 2 milímetros de espessura de porcelana.
A lente de contato dental é um procedimento odontológico estético usado para melhorar a aparência dos dentes. Essas lentes são finas camadas de porcelana ou resina composta que são personalizadas para se encaixarem sobre a superfície frontal dos dentes. Elas são projetadas para melhorar a anatomia do dente, o tamanho, a forma do dente, mas nunca mudar a cor do dente.
Já as facetas já mudam a cor, a forma, o tamanho e até mesmo a posição dos dentes, proporcionando um sorriso mais harmonioso e atraente.
A faceta de porcelana é uma opção popular para corrigir uma série de imperfeições nos dentes, tais como manchas, descolorações, dentes desalinhados, lascados, desgastados, espaçamentos irregulares e pequenas imperfeições. Elas são uma alternativa menos invasiva em comparação com coroas dentárias, pois exigem menos desgaste do esmalte dental natural.
O procedimento tanto das lentes de contatos como as facetas de porcelanas envolve várias etapas, incluindo a preparação dos dentes, a moldagem ou escaneamento dos dentes preparados, a criação das lentes de contato ou facetas dentais sob medida e sua posterior cimentação nos dentes. As lentes de contato dentais ou facetas podem proporcionar resultados estéticos notáveis e duradouros quando cuidadas adequadamente.
É importante notar que a aplicação de lentes de contato dentais ou as facetas são procedimentos odontológico personalizado e deve ser realizado por um dentista experiente e qualificado. O grande segredo para durabilidade das lentes de contatos ou facetas de porcelana é o preparo do dente, que tem que ser muito, mas muito bem-feito e polido, depois na sequência uma moldagem com material de precisão ou escaneamento e em seguida um ótimo laboratório para confeccionar as peças em porcelana e pôr fim a cimentação no dente. Todas essas etapas são importante para o sucesso do trabalho.
Mas é um tratamento muito seguro quando é bem avaliado e indicado por um profissional bem qualificado.
Além disso, o custo das lentes de contato dentais ou facetas de porcelana pode variar consideravelmente, e o cliente deve considerar os aspectos financeiros antes de optar por esse tratamento estético. Mas vale o custo-benefício.
Eu por exemplo estarei realizando um tratamento desse em São Paulo, na Skyn Concept, com o Dr. Fabrício Guarnieri, onde venho fazendo minha formação nessa área desde 2018, observem meu dentes para vocês compararem depois do dia 25 de novembro, onde estarei com meus dentes novos. Aguardem.
E se você tem interesse nesse tipo de trataemnto e tem alguma dúvida, então, me envie um direct no meu Instagram @drmarcopolosiebra, que terei maior prazer em te ajudar.
Muito obrigado até o próximo vídeo.
(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.