Saiba como escovar seus dentes da melhor maneira
É muito importante lembrar que a escovação deve ser feita após as principais refeições, a melhor escova é com a cabeça pequena e cerdas macias ou extra macias, os movimentos devem ser lentos, não é necessário colocar força. Nunca colocar força, se não vai dobrar as pontas das cerdas e a escovação não vai ser bem efetiva.
A boa escovação impede o surgimento de placas bacterianas, cáries, gengivites e mau hálito e a escovação antes de dormir é a mais importante, porque é a noite que existe a maior chance das bactérias se acumularem na boca. Agora um passo a passo para uma boa escovação:
- Escove os dentes com movimentos suaves e curtos, como já falei.
- Dê mais atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.
- Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
- Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
- Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
- Para ter hálito puro, escove também a língua suavemente, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
Quando devo trocar minha escova dental?
A escova dental deve ser trocada a cada 2 a 3 meses ou quando estiver com as cerdas tortas. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
Caso tenha ficado com dúvida, mande suas dúvidas no meu Instagram: @marcopolosiebra
(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É Tesoureiro voluntário da ABRAz/MS (Associação Brasileira de Alzheimer e Demências Similares - Regional MS) e Diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.