Do feminino ao infantil, Peça Rara é brechó com cara de shopping
Em plena Rua Euclides da Cunha, o brechó se destaca pelo consumo consciente, com preços que cabem no bolso
A demanda por soluções sustentáveis está presente em todos os setores da economia, inclusive na moda. E o Peça Rara Brechó é o melhor exemplo de estabelecimento que incentiva um consumo consciente, aliando qualidade e preço justo na Capital.
Inaugurado há pouco mais de um mês em plena Rua Euclides da Cunha, o Peça Rara, com 250m² de área construída, promete revolucionar o jeito de comprar dos campo-grandenses, com uma proposta inovadora.
Diferente dos brechós tradicionais, o estabelecimento trabalha com um negócio que é bom para todos: quem fornece as peças ganha dinheiro e quem compra tem acesso a peças de marca com preços acessíveis. O estabelecimento trabalha com consignação. Metade do valor da peça vendida fica para a pessoa que forneceu a peça, e a outra metade com a loja.
São mais de 5 mil itens de grifes como Ray Ban, Le Lis Blanc, Bo.Bô, Calvin Klein, John John e até Louis Vuitton. Todas as peças têm preços altamente acessíveis e são selecionadas a partir de um criterioso processo de triagem.
Para fornecer alguma peça para o brechó é muito simples, basta agendar um horário de atendimento. Na loja, todas as roupas passam por uma avaliação, que atesta o bom estado do produto.
Qualquer pessoa pode ser fornecedora de peças para o brechó, basta agendar um horário de atendimento ou aguardar sua vez na loja. Todas as roupas, calçados, livros e objetos passam por uma avaliação que atesta o bom estado do produto.
“Ao reutilizar algo que já foi de alguém, evitamos que aquela peça gere mais lixo e ajudamos a reduzir o impacto ambiental. Prezamos também por um rigoroso critério de triagem e seleção de peças, para que os clientes tenham peças em bom estado de conservação, higienizadas e sem defeitos. Tudo para garantirmos a satisfação de quem compra.” Explica a empresária Vanessa Guccione, uma das sócias.
Após a avaliação o preço sugerido é informado ao proprietário da peça, que autoriza a transação. O valor adquirido com a venda do produto pode ser retirado pelo fornecedor ou ficar em crédito para ser abatido em outras roupas no Peça Rara.
Opções é o que não faltam e a variedade de produtos impressiona pela qualidade, mas também pelo valor. As peças do vestuário custam a partir de R$ 20,00.
Entre as opções estão blusas, camisetas, saias, vestidos de festa, camisas, macacões, shorts, calças jeans e de alfaiataria. No setor de acessórios há bolsas de grife, semi-jóias, bijuterias, além de botas, sapatilhas e sandálias de salto de marcas como Santa Lola, Vizzano, Carmen Steffens tudo da mais alta qualidade.
É importante ressaltar que o Peça Rara Brechó não vende réplicas, apenas peças originais. Vanessa até brinca que o brechó tem "cara de shopping", por reunir as melhores marcas em um espaço amplo e muito bem localizado, mas com preços que cabem no bolso de qualquer cliente.
Mas além da infinidade de roupas femininas o Peça Rara Brechó também tem opções infantis. Tudo que é do universo infantil pode ser adquirido na loja, incluindo roupinhas para menina ou menino, desde o tamanho RN.
Brinquedos, ursinhos de pelúcia, poltronas, berços, livros, bebê conforto, carrinhos de bebê, sapatilhas, tênis, vestidinhos, casacos, macacões, mantas e até esterilizador de mamadeiras estão à venda no Peça Rara.
“As crianças deixam de usar roupas, móveis e objetos muito mais rápido por conta do processo natural de crescimento. Então nós recebemos essas peças com todo o cuidado e expomos da melhor forma e por um preço justo, comenta Karina Vargas, também proprietária do Peça Rara.
Todo o processo de aquisição das peças no Peça Rara Brechó é extremamente transparente, cada fornecedor assina um contrato de consignação com a loja onde estão acordadas todas as especificidades da transação. Cada peça é identificada com o código do cliente.
Outra iniciativa interessante da empresa é o instituto Eu Sou Peça Rara. As peças que não passarem pela seleção de triagem (por defeito, mancha ou estado de conservação que não atenda aos padrões) ou as que são vendidas no bazar beneficente são doados para instituições de caridade, se a fornecedora autorizar. Conheça mais em @eusoupecarara.
O fator social tem atenção especial na filosofia do Peça Rara Brechó e foi um dos fatores que mais chamaram a atenção de Vanessa e Karina. As amigas de longa data decidiram virar sócias e trazerem a primeira unidade da Peça Rara para a Capital ao conhecerem o conceito de economia circular, com pilares nos aspectos da sustentabilidade e social da franqueadora de Brasília (DF).
O Peça Rara Brechó nasceu em Brasília há mais de 14 anos, se tornou franquia há cerca de dois anos, se espalhando por todo o país. A unidade de Campo Grande foi idealizada pelas sócias de Brasília Mirelle Fachin, Juliana Sá e Ana Luiza Sá, que apresentaram o modelo de negócio a Vanessa e a Karina.
Todas elas acreditam que as peças (roupas, brinquedos, objetos e acessórios) que não fazem mais sentido para alguém, podem ter um novo propósito e fazer parte da vida de outra pessoa.
Sabendo que a sustentabilidade vai muito além do discurso; o Peça Rara investe em uma série de iniciativas para ajudar o planeta. Entre elas estão etiquetas inteligentes reutilizáveis, uso reduzido de papel e o incentivo de trocar as sacolas plásticas por ecobags.
“Tenho muito orgulho do nosso trabalho, pois não seguimos os moldes dos brechós convencionais. Na verdade, trata-se de um serviço muito especial. Fazemos a economia circular de modo sustentável. É uma proposta que gera um impacto positivo entre todos os envolvidos, o fornecedor, o cliente e a sociedade. Fazemos isso diariamente”, comenta Karina.
O Peça Rara Brechó está localizado na Rua Euclides da Cunha, 340, no Jardim dos Estados. (Veja como chegar)
Não deixe de acompanhar as novidades da loja pelo Facebook e o Instagram.
Para mais informações sobre os produtos disponíveis no brechó, ou como se tornar um fornecedor, basta entrar em contato pelo WhatsApp (67) 9 9673-5836 ou clicando aqui.